Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2011

Fim de uma viagem



Sentado no desconforto, de costas para o futuro, observo o caminho que vai ficando para trás, num turbilhão de imagens e sons desconexos.
 Um arrastamento de tudo e nada inunda-me os olhos e sufoca-me. O aperto no peito é demasiado. Troco de lugar. O desconforto é o mesmo. Mas já não vejo o caminho que percorri.
 Vejo o horizonte para onde me dirijo. Espero, na ânsia de uma criança, que o torpor desvaneça e que tudo faça mais sentido. Puro engano.
 Atravesso um túnel escuro, apenas sons cavernosos, rangeres e estalos. Nenhuma imagem.
 Somente a estranha sensação de claustrofobia, um mundo inteiro a implodir, sugado para o meu peito. Questiono-me até que ponto o meu esterno conseguirá suster os milhões de toneladas de massa negra que giram em meu redor. Fechar os olhos de pouco adianta. A treva é a mesma, a sensação é a mesma.
 Preso dentro do túnel sem fim, sem nenhuma luz, por mais ínfima, para me aquecer a alma. Penso no que fiz e no que disse, no que ganhei e no que perdi e chego à conclusão insossa que deixei coisas por fazer e por dizer, ganhei menos que perdi e perdi menos do que poderia ter ganho.
 Um resultado medíocre de uma viagem curta. Mas prontamente surge a luz no fundo do túnel. Não uma luz brilhante, calorosa, tranquilizante. Não. Uma luz esbatida, seca. Saído do túnel, o futuro está ali, à distância de uma carruagem.
 O comboio pára. A última estação. A última paragem.
 Meto a mochila às costas curvadas e finalmente saio do comboio. Inspiro o ar fresco, descobrindo que de fresco não tem nada. Olho à minha volta e vejo uma estação igual a todas as outras. Tudo igual. Nada muda. As coisas não mudam.
 Tudo é uma repetição, uma reciclagem, uma redundância de uma redundância.
 Nem melhor, nem pior.. O fim de uma viagem.
Deus criou o Mundo. A Mentira criou o Homem.

6 comentários:

  1. Nada muda mesmo, nós é que achamos que as coisas estão melhores ou piores. A felicidade é uma fantasia, nós inventamos uma felicidade a cada dia.
    Mas há uma certeza, queremos viver e ser felizes!
    Com coragem dá para se achar alguma graça na vida.
    Tlvez a grande felicidade seja a ilusão do mais infeliz dos seres.
    Mas é melhor o mais ou menos do dia a dia.
    Afinal nada é tão ruim que não possa piorar.
    O negócio é valorizar as pequenas coisas, elas são o máximo!
    Um abraço com desejo de muitas felicidades

    ResponderExcluir
  2. Em cada dia que nasce, nasce com ele a chance de mudarmos o que quisermos, ou de fazer o que deixamos de fazer ... se assim quisermos. Ná, não? Beijão, amore!

    ResponderExcluir
  3. A vida é uma viagem constante e os caminhos que podemos seguir são imensos. O importante é seguirmos a nossa caminhada na base da verdade.
    Bom restinho de domingo e uma excelente semana.
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  4. saudades de vc Marilu...

    deixo um grande beijo...e meu carinho...


    Zil

    ResponderExcluir
  5. As vezes as circunstancias da vida nos faz pensar que nada muda mesmo que as vezes mudamos apenas o cenário o figurino mas os personagens são os mesmos mas mesmo assim continuo na esperança de que a cada manhã as misericórdias do senhor se renovam e depende de cada um de nós fazermos não um recomeço mas o inicio de uma nova história. beijos querida estou de volta aparece por la.

    http://nelmanogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amiga passando na minha viagem de fim de semana pelos amigos, para desejar um bom domingo e uma semana maravilhosa.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir