Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Blogagem coletiva: Auto Estima e o Feminino.........




Mulheres são seres que sempre foram relegados a um segundo plano. Desde os mais remotos tempos, nada lhe era permitido, apenas tinham deveres, direito nenhum.

Sua opinião nada importava, apenas eram objetos de conceber filhos. Hoje ainda em muitos países do mundo não podem mostrar o rosto, são totalmente submissas aos seus maridos, não tem o direito sequer de ir ao médico.

Em alguns paises da África e Asia, meninas continuam a ser mutiladas, tendo seu clitóris cortado, ou um processo chamado infibulação (tem os lábios da vagina costurados), para que nunca tenham nenhum tipo de prazer.

Em que mundo vivemos? Onde estão os direitos do ser humano ...MULHER....

Que tipo de auto estima essas mulheres podem ter? Que tradições e costumes são esses?

Pois são suas mães e avós, que lhe fazem essa mutilação, com pedaços de giletes velhas e enferrujadas, algumas morrem por infecção outras por hemorragia.

As mulheres dos paises mais desenvolvidos, conseguiram hoje ser valorizadas, profissionalmente, embora a diferença entre o salário de um homem e uma mulher que ocupam a mesma função seja exorbitante.

Temos exemplos de grandes mulheres ao longo da história, Hatshepsut a única mulher faráo, que governou o Egito, Cleópatra mulher de extrema inteligência, que conseguiu se unir ao Império Romano através de César, Maria mãe de Jesus, Golda Meyer primeira ministra de Israel, Indira Ghandi, Madre Thereza de Calcutá, e tantas outras.

Mas ainda são muito poucas que se sobressaim, que tem reconhecimento. Agora mesmo em São Paulo temos o caso da advogada Mércia assassinada e jogada em uma lagoa, no Rio de Janeiro o caso do goleiro Bruno que mandou matar a mãe de seu filho com requintes de crueldade.

Até quando vamos assistir a todos esses atos de horror e ficar sentadas, assistindo pela TV e quem sabe talvez, os assassinos sejam punidos.

Ao me questionar sobre auto-estima penso que seu principal sinônimo é o respeito. A sociedade apregoa direitos iguais entre homens e mulheres, mas na realidade desde o berço tudo é muito diferente. Penso que auto-estima vai muito além do que os olhos podem enxergar.

De fato se olharmos para trás tivemos grandes conquistas, mas a que preço? Como estamos psicologicamente? Sobre quais bases estamos alicerçadas? Como podemos conviver com a violência gritante que assola milhares de nós, não me refiro somente à violência física, mas aos outros tipos, principalmente aquela velada que se encontra em tantos locais?

Existem mulheres que não se reconhecem como seres humanos, não se acham dignas de uma vida melhor, arquétipos foram incutidos suas mentes e dia a dia e são reforçados por pessoas doentes que se julgam superiores. A fragilidade desse ser é tão grande que ela não se julga merecedora nem da vida que leva.

Ocorre que pessoas assim ainda são olhadas por outras de nós como covardes, incapazes de mudar a situação, talvez porque não saibamos o que foi feito daquilo que chamamos auto-estima. Esse processo independe de classe social, cor, religião, vem de dentro para fora.

Sim, nós precisamos olhar para dentro! Nos sentirmos acima das regras ditadas pelos modismos, assumirmos nossa personalidade sem vergonha disso. Precisamos ser nossa melhor companhia, aprender a viver conosco antes de querer ter alguém, só assim podemos ser felizes, somos completas. Só assim podemos estabelecer limites na convivência social. Sabendo quem somos.

Mulheres temos que nos valorizar a cada minuto, saber da nossa importância no mundo, lutar por todas aquelas que não podem gritar, pois sua voz está calada no sofrimento e na dor.

Temos que acima de tudo nos amar muito....pois se não nos amarmos não conseguiremos amar a ninguem.Sermos mulheres independentes, profissionais competentes, mães que possam transmitir aos filhos conhecimentos, educação, prepará-los para um mundo melhor.

Não nos esquecendo nunca que somos mulheres, fêmeas, precisamos de nos cuidar, nos olharmos no espelho e dizer...Você está linda....Eu amo você...estarmos sempre bem vestidas, cabelos arrumados, unhas feitas, olhar nosso corpo como um templo, um santuário, cuidar dele com muito amor.

Acredito que todas as mulheres do mundo tem direito a auto estima, a serem femininas, a serem respeitadas, a serem amadas, a serem consideradas GENTE.... e infelizmente esse não é o caso de milhões de mulheres.

"Quem olha fora sonha....quem olha dentro desperta". C.G.Jung

Marilú

Blogagem coletiva participante do Blog "Diários de Bordo" da Aleska.
Convite feito pela Eliane do "Nas Asas da Coruja"
http://diariosdebordo-2.blogspot.com/

53 comentários:

  1. De forma alguma você fugiu ao tema! Você apenas abordou um aspecto do problema, e um aspecto bem importante que são os motivos para a construção da uma auto-imagem respeitadora, exemplificando também a trajetória da luta feminina. Ficou muito bonito obrigada! Engraçado você mencionar o caso Bruno, acho que foi uma das coisas que me influenciaram a pensar essa blogagem coletiva.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida adorei mais uma vez a sua coragem de postar este poste, pois mais uma vez aqui se chama a atenção do mundo, que mulher é gente e gente de um grande valor, pois infelizmente as mentalidades retrogradas e com vendas nos olhos, as deixam para segundo plano. Mas graças a Deus que muitos já estão a abdicar desse conceito, e se diz-se que em 2030 o mundo será comandado pelas mulheres que muito bem o merecem.
    Beijinhos de luz e paz em seu coração

    ResponderExcluir
  3. Amiga Marilú, que bom que existem mulheres iguais a você, que não tem medo de colocar as verdades que a maioria das pessoas, coloca embaixo do tapete, mulheres são mortas, mutiladas, escravizadas e o mundo nada faz, para que essa carnificina pare. Seu texto é perfeito, o que adianta meia dúzia de mulheres terem a auto estima elevadíssima e a grande maioria delas serem seres de segunda categoria. Parabéns. Tenha uma excelente semana. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Marilú, posso dar meu pitaco?
    Como ser humano homem, quero lhe render um tributo:
    Parabéns à todas voces!
    Voces são divinas!
    Voces são anjos!
    Parabéns a ti, minha querida Marilú!
    Mulher, Mãe, Alma Iluminada, e Sublime Amiga!
    Eu as reverêncio!
    Realmente minha amiga, nós homens é que temos muito que evoluir, pois ainda não despertamos em nós, esse carinho, essa afetividade, esse amor diferenciado que só voces sabem desenvolver!
    Façamos uma corrente em prol dessas que tu citaste! As mutiladas, as sofridas, as "Amélias" que ainda não despertaram, porque provavelmente foram tolhidas de seus direitos.
    Façamos também uma corrente contra a opressão de mulheres no Afeganistão, no Irã, e em países africanos, onde essas infelizes são mutiladas, devido uma tradição que em nada tem a ver com o Alcorão!
    Deixo para ti meu anjo, esse singelo poema que fiz para minha heroína Joana D'arc:

    Tributo a uma Guerreira (Joana D'arc)

    Em paz, na tênue bruma do santo lugar...
    De fina garoa na laje esculpida,
    Da bela escultura, me ponho a rezar,
    De alva singela, de Nobre e tão linda...

    Por rudes caminhos eu vim peregrino
    Em solo bretão de santo templário
    Na paz tranqüila e talvez meu destino
    Em doces encantos de tal santuário

    Santo lugar, de lendas, e glórias.
    Por esse universo, devoto a crença
    Na luta extrema de teu sentimento

    Transborda em mim a sutil devoção
    No longo silêncio do amor tão singelo
    De prantos tardios pelo teu sofrimento

    Beijo teu coração, e deixo um abraço.

    ResponderExcluir
  5. A condição de inferioridade delegada à mulher já começa com a designação da espécie humana...
    Quando citamos um indivíduo pertecente à raça humana dizemos "o homem". Nunca cita-se "a mulher"...
    Talvez pela força física "o homem" seja citado desde os primórdios, mas o que as pessoas esquecem é que todos os seres humanos são gerados pela mulher e que sem ela seria impossível dar continuidade à especie humana.
    A partir do momento que a mulher reconhece seu valor, cuida de si mesma e percebe que pode viver por si só, a auto-estima eleva-se e passa a viver mais feliz... Aprende a dizer não e passa a não tentar fazer o impossível pelos outros e esquecer dela mesma...
    Olha-se no espelho e diz: "Como eu estou bonita hoje"!!!
    Enfim, a mulher pode não ser tão forte fisicamente quanto o homem, mas é dela que a vida surge, é ela que leva dentro de si 9 meses uma nova vida, que suporta as dores do parto e cuida com tanto carinho dos filhos... A força da
    mulher está em sua personalidade, em sua luta diária pela família, pelo trabalho e por quem precisar de ajuda..
    O dia em que a mulher se conscientizar plenamente do que representa para o mundo, acabarão as agressões, a violência e a desigualdade... Só depende de nós!!!

    ResponderExcluir
  6. Todas nós somos Mulhees de fibras. Pois desempenhamos vários papeis nesta sociedade. E conseguimos manter nosso auto-estima pra cima. claro que as vezes temos umas recaidas. Mas não é nada fácil. Mas, o importante é estar sempre bela e de bem com a vida, não é mesmo?

    Também estou participando desta coletiva com a blog interação de amigos.
    Um grande abraço,
    Vou te esperar por lá.
    Conheça meus demais blogs.
    Carinhosamente,
    sandra

    ResponderExcluir
  7. Opa... Mulheres, esqueci o "r".
    Um grande abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  8. EU É QUE AGRADEÇO O PRIVILÉGIO DE ESTAR NO TEU CANTINHO ABENÇOADO MINHA AMIGA.
    UM CANTINHO QUE COM CERTEZA É UM JÓIA.
    BEIJINHOS.

    ResponderExcluir
  9. Marilú,
    Compartilho e me solidarizo com o que escrevestes. Parabéns pelo texto!
    Há que se ir além do que o mundo considera como auto-estima hj. De fato o processo é inverso, é de dentro para fora. Despertar é o termo. Em alguns momentos precisamos trilhar o caminho sozinhas, só assim temos consciência da força que possuímos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Quem acredita faz...paz.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  11. Amiga Marilú, o que acontece hoje com as mulheres no Brasil e no mundo, é revoltante. Mulheres mortas, agredidas todos os dias, mutiladas, e ainda se cobra delas auto estima. Como pessoas que passam por tantas humilhações, podem "se amar", como podem pensar em salões de beleza, se nem ao menos sabem o que é um pente.Temos que denunciar e fazer o mundo acordar para esse problema tão grave. Excelente texto. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Hoje passando para agradecer todo o seu carinho e sua atenção lá no Enfim ... sem palavras para retribuir tamanho afeto ... obrigado querida Marilu ... vc já é importante para mim ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  13. Realmente Marilu, pra uma mulher se valorizar, ela tem que ir á luta, estudar, trabalhar e adquirir conhecimento.
    Muitas são criadas para só se casar e servir de esposa para maridos machões.
    Não tem acesso aos estudos, ao trabalho e aí ficam sempre sendo submissas áqueles que lhe dão o sustento.
    Ainda bem que isto está mudando, mas só aqui, por que em muitos países como vc mesma disse são mutiladas e passam a vida inteira sem saber o que acontece no mundo.
    Para essas a vida é sempre a mesma, desde o nascimento até a morte, pois não tem vontade própria.
    Beijos pra você amiga!

    ResponderExcluir
  14. olá querida!
    parabéns mulher, corajosa e forte!
    somos o sexo forte!
    lindo texto!
    um beijo com todo meu carinho...

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga Marilu!
    Mais um excelente texto, é verdade nos tempos que correm ainda acontecem coisas dessas, e as mulheres desses países, e as mulheres desses países continuam submissas aos seus crrascos sem se revoltarem, é uma pena.

    beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  16. Marilú,

    O psicológico tem uma grande parcela para a nossa autoestima ser satisfatória.

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  17. Amiga, realmente sem o mínimo de respeito dos outros e para consigo mesmo, é difícil manter uma auto estima saudável. RESPEITO deveria ser a primeira lei a ser cumprida por cada ser humano.
    Excelente texto, amiga.

    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  18. Fechou com chave de ouro amiga!
    Olhar para dentro, se amar, se aceitar.
    O segredo da felicidade está dentro do coração.
    Temos o direito de ser feliz.
    Tenha uma linda semana.
    Com carinho, Lady.
    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Marilú, ninguém consegue gostar de alguém se não gosta de si mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Marilú,querida amiga. Parabéns, pelo texto e a explanação aqui feita. As mulheres tem que saber reconhecer o seu próprio valor e aí ampliar a sua autoestima. O mundo só poderá ser melhor, se contar com as mulheres e a sua capacidade para conciliar, o que muitas vezes pensamos ser impossível.

    Tem uma boa semana. Beijinho com muita amizade.

    ResponderExcluir
  21. Amiga, que texto maravilhoso, perfeito. Tudo foi dito em defesa das mulheres. - Ser mulher, é tudo de bom!
    Parabéns a nós mulheres!
    Me aguarde, que também vou fazer um texto para as mulheres, seja ela empresária ou dona de casa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Querida amiga, está mais que na hora da mulher ter seu valor reconhecido, de ser tratada com dignidade e respeito. É imoral a maneira com que as mulheres são tratadas na África e Asia.Parabéns pelo texto, corajosa você de abordar um assunto dessa magnitude. Tenha uma semana feliz. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Marilu,
    o caso Bruno é muito recente e chocou o mundo mas penso que será inesquecível de tão hediondo, como é possível alguém ser tão monstruoso.
    O seu texto não fugiu ao tema de forma nenhuma, muito pelo contrário abordou o aspecto mais importante que mexe com a auto-estima da Mulher.

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderExcluir
  24. Marilu, primeiro obrigada pela visita, seja sempre bem vinda.

    Quanto a auto-estima na sua visão, você tocou no fundo, onde servíamos apenas para os serviços domésticos e objeto de prazer masculino, pois não naquela época não se tinha direito nem ao prazer e é triste saber que ainda existem países que mutilam mulheres para que isso não ocorra. Belo texto e excelente abordagem. Beijim flor.

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga, passei rapidinho, so pra te conhecer, estou saindo de viagem agora e so volto no domingo, mas não se esqueça DE MIM PRA VC...rsrsrs gostei muito do seu Post, me recuso acreditar na mutilação do clitóres, mas sei que é verdade, AFF
    Gostei daqui e to levando o link...passa lá pra ver depois!

    Beijos e Tiesperooooo!

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  26. bom dia!!tem selinho do amigo para vc la no meu kantinho bjos e feliz dia do amigo!!

    ResponderExcluir
  27. Mulheres são seres especiais,,,musas,,,inspirações,,,misteriosos, encantadores,,,tem que ter a estima alta sempre,,,tem que estar com o coração e a alma serenos,,,tem que ser veneradas sempre,,,amadas,,,respeitadas,,,desejadas,,,,beijos de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  28. Como disse a amiga cina. Você abordou muito bem. Quisera todas as mulheres tivessem o amor próprio, autenticidade, firmeza que você demonstrou. O amor próprio, a autovalorizaçao, fuga da banalização, são a base de tudo. Mas acho sim que as mulheres tiveram muitas conquistas. Beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  29. Marilú

    Sabemos que uma grande discrimação do sexo feminino ainda existe, sobretudo em civilizações asiáticas, onde as mulheres sempre foram preparadas mentalmente, para serem objectos. Aí a sua auto estima, nem deverá fazer sentido. Passarão séculos até que, talvez, as mentalidades possam começar a evoluir num sentido positivo.
    Já no mundo Ocidental, o assunto vai-se compondo mas muito há a fazer para que, no geral, a igualdade de direitos seja um facto já que, contitucionalmente, o direito da mulher seja igual à do homem.
    Não é concebível que assim não seja, em muitos casos, como os citados, por exemplo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Não basta só sonhar, temos d ir em busca da realização deles.

    ResponderExcluir
  31. Blogagem coletiva bastante interessante minha flor. Considero essa atitude uma corrente de otimismo.Parabéns pelo texto.
    Obrigado pelo carinho.
    Beijokas amada.

    ResponderExcluir
  32. Sem comentários..você simplesmente foi objetiva, e fez uma varredura sobre todos os aspectos que se inserem neste universo abordado com profundidade e, sobretudo sem pieguices feministas, soube ser além de tudo muito clara na sua linguagem de comunicação, perfeita! Parabéns Marilu. Por que acontece desta forma talvez seja uma pergunta sem resposta.

    ResponderExcluir
  33. Oi querida estou novamente aqui, para te desejar que a nossa amizade seja bem longa no tempo e no espaço, repleta de luz e paz e muito carinho.
    Abraço de amiga

    ResponderExcluir
  34. Oi Marilu!
    Vc abordou bem o tema.
    Como eu coloquei no meu post, não basta só se amar. Enquanto a mulher não assumir a sua condição feminina, ela estará guerreando com os homens querendo estar no lugar deles.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  35. "Sim, nós precisamos olhar para dentro!"

    Marilu,
    seu grito é bonito e real!
    acredito que a força da mulher está na sua própria essência, ela nasce de uma dor, tem essas dores e sabe ser em meios aos conflitos e mil e uma atividades... aplauso você!

    um cheiro,
    do menino-homem

    fique com Jesus!

    ResponderExcluir
  36. MARILU
    Parabéns pelo tema que aqui nos deixa.
    Não poderia estar mais de acordo!
    A COBARDIA dita cultura, de algumas civilizações deixam-me muito revoltado.
    O que seria do universo se não fosse esse SER MARAVILHOSO a quem chamamos MULHER...???
    Beijinho
    G.J.

    ResponderExcluir
  37. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.

    Amir Klink


    FELIZ DIA DO AMIGO!!ADORO-TE! M@RIA

    ResponderExcluir
  38. Brilhante sua participação Marilú,

    Hoje celebramos data significativa, a semente que nos une aqui neste universo!!
    Onde o tempo não envelhece as lembranças de bons momentos...É memória.
    Amigo é casa, calor e acolhimentos.

    Feliz Dia do Amigo querida amiga,

    Beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  39. Marilú, é um prazer voltar aqui, e sentir o quanto és querida.
    Então desejo, um Feliz Dia do Amigo, e seja sempre bem vinda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. WOW! Que arraso de texto! Parabéns! Não faltou citar nada, amiga. Você disse tudo. Muito oportuno o que comentou sobre a violência contra a mulher nos dias de hoje. O valor que nos damos ao nos olharmos no espelho também é um quesito muito importante para a auto estima. Um beijo!

    ResponderExcluir
  41. Amiga, hoje fiz o meu post sobre Auto-estima, vai lá depois.
    E quanto a chave, não me interessa no momento. rs!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  42. Oiee Marilú!!
    Parabéns pela postagem, super dentro da nossa realidade e abordado com tanto carinho e respeito.
    Adorei!
    Bjss♥

    ResponderExcluir
  43. Ola guerida amiga Marilu! Concordo com você que os amigos são os tesouros e muito importante em nossa vida. Você está convidado a ser um deles. Beijocas

    ResponderExcluir
  44. PRA VOCE O MEU CARINHO

    Queria dizer que eu poderia pegar
    uma mensagem qualquer e te enviar, mas preferi colocar algumas palavras
    para VOCE que é a pessoa que me faz bem, esta presente nos meus dias
    bons e ruins e me faz companhia através dessa tela.

    Chorei com
    algumas histórias, chorei de tanto rir, fiquei triste com partidas, mas
    sou mto feliz com VOCE que me deixa fazer parte da sua vida e divide
    comigo seus momentos.

    Muito Obrigado por sua confiança, sua
    amizade...
    Receba sempre meu Respeito, Carinho e Atenção. Gosto mto
    de VOCE.

    FELIZ DIA DO AMIGO

    Bjo carinhoso..
    marilú querida linda participção.....

    ResponderExcluir
  45. Abrir janela da vida dita virtual e te ler e absorver,entre mel e ternura ,tudo é!
    Intenso post teu ao feminino dedicado,mas....perceba,post esse terás que ler e rele muiiiiiiiiiiiiii,acerca de amar a si mesma.....
    te amooooooooooooooopessoa amiga de vida minha!

    viva la vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  46. Um beijo carinhoso de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  47. Você me deixou emocionada! Guardarei sua participação no meu coração tb beijos!

    ResponderExcluir
  48. e deus fez maiores as dores das meninas, e os homens e semelhantes fizeram das mulheres escravas, mas há luz como há dias de sol

    ResponderExcluir
  49. Minha estimada amiga Marilu, mas a recíproca é verdadeira e também guardo tua pessao nesse coração.
    Um beijo, e um abraço.

    ResponderExcluir
  50. "Quanto mais brilhante você é, tão mais você tem a aprender. "
    ( Don Herold )
    bjs querida!

    ResponderExcluir
  51. Beijos mil minha linda.

    ResponderExcluir
  52. Marilú
    A autoestima não pode ser no feminino. A Autoestima é algo muito importante para o ser humano . mulheres e homens pois os dois t~em que saber-se valorizar-se
    Um beijo GRANDE---

    ResponderExcluir