Seguidores

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Filhos Abandonados....

Sou apenas uma criança, que vive nas ruas. Durmo em um banco da praça quando tem lugar ou escondido embaixo de algum viaduto. Comida sempre tenho, ganho das pessoas que passam, peço em restaurantes, sempre tem um restinho.

Tenho uma praça só minha, tomo banho nas fontes, lavo minha roupa. Quando está calor é bom, o problema é o frio, pé no chão dói muito, os meus dedinhos congelam, fico todo encolhidinho até parar de tremer, e rezo para o sono chegar logo.

As pessoas me perguntam quantos anos eu tenho e porque estou na rua...

Tenho 9 anos de idade, já faz 2 anos que estou na rua, vivia em uma favela com meu pai e minha mãe, e mais 8 irmãos. O lugar onde morava era muito ruim, o barraco era na beira do rio, tinha ratos, a noite eles me mordiam. Meu pai trabalhava quando podia ficar em pé, pois ele e minha mãe são viciados em bebida. Nunca tinha o que comer, e minha mãe me batia muito, tá vendo estas marcas na minha perna....ela que me queimou com ponta de cigarro.

Então um dia fugi de casa e vim para cá. Se eu tenho medo de viver na rua?

Claro que tenho...a rua é muito perigosa, tem gente muito má, mas na rua eu tenho comida, escolho um cantinho para dormir, e peço ao anjo da guarda que tome conta de mim.

Vou contar uma coisa para a senhora...Estou aprendendo a ler e escrever.. Não, não estou na escola...ainda... Tem um senhor, que vive na rua também, ele era um homem muito importante, mas teve um problema na vida, e hoje vive aqui.

Ele me ensina toda a noite. Ele me disse que temos a escola mais linda do mundo...o quadro negro da noite, a luz do luar nos ilumina, e meus amigos da sala são as estrelas do céu.

Sabe moça, quando termina minha aula, olho em volta, e digo:- Eu sei que vou crescer, vou estudar em uma escola de verdade, vou ser um homem de bem e vou ajudar outras crianças que assim como eu, tiveram que deixar seu lar.

Essa é uma das muitas histórias reais, que se ouvem de crianças, que tem que sair de suas próprias casas, abandonar os pais, e tomar conta de si, desde a mais tenra idade.

Joelson hoje tem 14 anos, trabalha em um restaurante durante o dia, estuda a noite e mora em um quartinho nos fundos do restaurante. É excelente aluno está na oitava série, e seu objetivo é ser advogado, para poder ajudar aos que precisam.

E tenho certeza que ele vai conseguir....
Marilú

34 comentários:

  1. Marilu: Peço desculpa mas quando vejo crinças ou outras pessoas a dormir na rua, me doi imenso o meu coração você sabe meu coração é froxou, vim ver seu blog por ver seu comentarios nos blogues das minhas doces flores, vou semear você no meu eterno jardim. pode ser que um dia deste quando eu estiver com o meu pensamento nas minhas flores eu lhe faça uma supresa como teu feito a minhas florzinhas do brasil e de Portugal.
    Um beijo doce em seu coração
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Amiga Marilú, devemos tentar realmente mudar o destino de milhares de crianças que são jogadas a sua própria sorte. A história deve menino de você narra, queira Deus tenha um final feliz, pois ele quer ser alguem na vida. Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Marilú, tenho um filho que graças a Deus, é uma criança feliz e muito bem cuidada. Fico pensando nessas criançãs que tem que fugir de casa por causa dos pais,devido a maus tratos.Até quando o nosso governo nada vai fazer em prol deles. Excelente texto. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida Marilú, para mim que sou mãe, é muito difícil ver crianças abandonadas, com frio, com fome, correndo todos os tipos de perigos pelas ruas. A impressão que se tem, é que eles não são gente, não fazem parte da sociedade, pois todos quando passam por eles, viram o rosto, muitas vezes com medo. E são apenas crianças que precisam de amor.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Belo texto minha amada,pura sensibilidade.
    Ele vai conseguir sim pode apostar.
    Beijokas minha flor e muito obrigado pelo carinho da sua visita.
    Beijokas milllllllllllllll.

    ResponderExcluir
  6. É a realidade é cruel...
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  7. Marilú, por incrível que pareça e tamanha coincidência, estive hoje anadando nas ruas do centro, e me deparei com crianças nessa situação...
    É triste e doloroso ver que muitos talvez não tenham a chance que teve o garoto que tu acaba de descrever...
    Mas ainda bem que as almas caridosas estão lá para pelo menos levar-lhes um prato de sopa. Teu texto nos faz refletir que ainda podemos fazer mais. Parabéns.
    Um beijo do teu leitor, um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Querida Marilú, "temos a escola mais linda, o quadro negro da noite, a luz do luar, e as estrelas por companheiras de classe"., lindo demais. Mas a beleza do poema constrata com a tristeza das ruas, temos que ajudar essas crianças e fazer delas os cidadãos de amanhã.Adorei o texto.Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quanta dor e quanta beleza derramada em palavras...
    Lindo e comovente texto amiga.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  10. É verdade amiga, teu texto retrata uma triste realidade, converso com os meninos da rua, todos tem uma historia ruim, todos sofrem, mas o pior que acho é a discriminação da sociedade, poucos os tratam com respeito, poucos fazem um carinho, e estas crianças crescem só vendo um lado da vida “ Sofrimento”, como podem serem bons amanhã? É muito difícil! Mas cada um precisa fazer a sua parte, nem que seja dá amor e carinho.

    Amiga, parabéns pelo belo texto, fiquei comovida!

    Olha, tua presença me faz um bem danado! Kkkkk Obrigada pelo carinho que me tens! Fico feliz toda vez que te vejo! Perdoe-me a demora, estou no corre corre da vida, mas gosto muito dos mimos que me faz! Kkkk Sabe, estou aprendendo a te amar! Kkkk

    Esteja sempre bem, tenha um lindo final de semana!

    Um grande beijo na tua alma linda

    ResponderExcluir
  11. Olá minha amiga Marilu!
    Parabéns pelo excelente texto,nunca é demais falar destes meninos que nunca chegam a ser meninos.
    Mas tenho a certeza, que este pode não chegar a ser advogado, mas que vai singrar na vida, vai
    a força do querer, tem muita força.

    Os governos nunca deveriam permitir, que houvesse crianças na rua, os grandes muitos não querem de lá sair, mas esses já são de maiores e vacinados, como se costuma dizer.

    Um bom fim de semana,
    um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  12. É nessas horas que a sociedade, o Governo deveriam ajudar essas crianças, porque afinal de contas, são os futuros do nosso país.
    É uma realidade triste que vimos por ai a cada virada de esquina.
    Esta criança que você cita, já tem em mente um caminho que ele mesmo traçou, espero que se realize e se torne um ótimo advogado! - Mas existem muitos que não pensam em nada.
    Marilu, você abordou um tema bastante complicado, porém bem "fácil" de ser resolvido, basta todos quererem ajudar as crianças.
    Temos sempre abordar temas legais e polêmicos!

    Tenha um lindo dia, beijos...

    ResponderExcluir
  13. Olá querida amiga Marilu, esta é mais uma história de vida entre milhares que se assemelham, aqui a diferença reside na bela forma como a contas! É triste, mas é verdade, são milhões de crianças abandonadas, umas conseguem encontrar um caminho, um porto de abrigo seguro, outras perder-se-ão na obscuridade dos caminhos trilhados! É uma questão de sorte, o caso deste menino que aqui descreves é um dos muito poucos que teve ajuda e encontrou seu porto de abrigo.

    Alterar estas situações compete à sociedade, é por isso que deviamos investir mais na educação civíca e social, de forma a consciencializarmos todos os agentes da necessidade de mudança.

    Tem um bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Marilú

    Li a história e como sou muito emotivo, podes calcular a emoção que se apoderou de mim. É o que posso comentar apenas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Com toda certeza, com vontade e muita determinação ele vai vencer todas as adversidades da vida e enfim ser feliz....beijos de otimo sabado.

    ResponderExcluir
  16. Uma realidade dura e cruel ... o retrato de nossa sociedade ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  17. Adorei! O mais legal de se ler em histórias não é o lado trágico da vida dos personagens e sim a superação dos problemas deles. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Nossa amiga, enchi meus olhos d'agua agora e meu coração ficou apertado...
    Mas fiquei muito feliz no final em saber que esse menino aos poucos está vencendo e que outros também podem
    Uma hstória comovente,que nos mostra a solidariedade entre áqueles que nada tem materialmente mas dividem um pouco de sua sabedoria.
    Beijos em seu coração e um lindo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  19. Marilu, vou te contar que me dói o coração de saber que existem tantas crianças entregues a si mesmas, sem o calor de um lar de verdade. Muito triste mesmo. Muito poucas tem a chance desse menino do post.
    Beijos na alma, amiga!

    ResponderExcluir
  20. Minha querida, quantos Joelsons não andam por esse mundo de Deus sem eira nem beira, perdidos da vida e de tudo.
    Quantos dinheiros são gastos com nada que valha a pena, mas na reincersão deste seres inocentes nada se faz, minha querida a sua história tem tanto de pureza, como de comovente, mas quem somos nós que a tudo assistimos mas nada podemos fazer a não ser chorar as nossas lágrimas de compaixão.
    É muito duro assistir de bancada, e ver estes seres inocentes que não pediram para sofrer, e de quem a vida é madrasta mas das más.
    É de lágrimas nos olhos que te desejo tenha um lindo fim de semana e beijinhos no coração do Joelson que nada mais lhe posso dar.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Marilu,
    esta é mais uma das histórias de vida de tantas e tantas crianças. Algumas infelizmente perdem-se e entram por caminhos errados, outras têm a força e coragem do Joelson, sabem muito bem o que querem e à custa do seu sacrifício e trabalho fazem-se Homens e Mulheres de grande valor.

    Ao Joelson deixo um beijinho grande e o meu carinho.

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderExcluir
  22. Voce tem iéia da over dose de mel que inoculas em veias minhas?
    Percebe voce a responsabilidade em "adotar" mininu velho esse que te escreve,diante do tsunami que sob cabecita minha ocorre now,entre cirurgias nos olhos,momentos de ausencia e te escrevendo no cti para exames de risco cirurgico fazer,como rastreando e mapeando o cérebro estou,portador de platina e titanio,além de trinta e oito cirurgias ter feito em corpinho fuefo mio,e me vem vc com este post generoso,emocionante,sensível,me fazer chorar,doces lágrimas???vc minina querida ,é sandalo em campos meus de girassois!

    bzu mãos suas
    PS não comente em blog meu,esses particulares,pois poucos sabem!

    bzuzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    viva la vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  23. AS crianças não deveriam ser abandonadas, mas a realidade é cruel, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  24. Indiquei você pra um desafio lá no meu blog, ficarei feliz se vc participar, beijossss

    ResponderExcluir
  25. Marilú, estou passando para deixar um afetuoso abraço, e desejar um ótimo domingo a ti.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Água da vida,
    saudades que castiga,
    corre ligeira
    para os braços do mar.

    Feliz Domingo com amor & Paz! M@ria

    ResponderExcluir
  27. Hoje venho agradecer seu carinho e
    suas visitas carinhosas aqui no meu espaço, que sempre serão muito bem vindas.Te desejo um Domingo de alegrias e paz!

    Um beijo no coração de cada um de voces... M@ria

    ResponderExcluir
  28. Amiga, estou aqui apenas devaneando seu cantinho, rs!
    Hoje fiz um post leve, sem polêmica!

    Beijos e tenha um bom início de semana!

    ResponderExcluir
  29. Marilu

    A encontrei no blogs de uma amiga, Chamou minha atenção e vim ao seu encontro.

    Vivo em Portugal e tenho minha familia mais directa em São Paulo, onde vou muitas vezes.

    Li seu texto e me comoveu essa criança que teve de abandonar a favela e os pais e se sente melhor na rua, do que a viver com eles.

    Quanta desgraça, quanta miséria e pouco, nos apercebemos.

    Triste o que conta, mas verdadeiro, naquela esplendida Metróple onde muitos não pisam as pedras da calçada e outros, dormem nessas mesmas pedras.
    Que contrastes. Possa Deus ajudar quem vive tão mal.
    Obrigada por contar essa verdade!

    Escrevo poesia, vou muito à Terra da Garoa e sinto amor por ela. Gostava de a ter no meu blogs
    pela sua sensibilidade, aos que nada têm.

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  30. Obrigado minha linda.
    Adoro as suas visitas.
    Beijos grannnnnnnnnnde.

    ResponderExcluir
  31. Oi amiga Mailu. Chocante porque é tão verdadeiro ...

    ResponderExcluir
  32. Oi minha querida amiga, seu texto muito me comoveu, mostra o teu lado carinhoso, terno e humano.
    Tenhamos fé que tudo há de correr bem, não só para esse menino, como para tantos outros que passam por situações idênticas.

    Beijos doces no teu ♥ e um domingo de muita paz.

    ResponderExcluir
  33. oi amiga querida desculpe minha ausencia estava um pouco doente estes dias e nao postei mais fico muito feliz em ver você no meu cantinho obrigada

    ResponderExcluir
  34. Marilu minha linda, me atrevo a dizer ser esse menino um privilegiado, apesar da triste história, pois não enveredou para o lado negro do crime ou das drogas e ainda se permitiu sonhar...e tenho certeza que irá realizar ou chegar onde muitos sequer tentaram ou buscaram chegar.
    Uma triste realidade essa, de muitas crianças que vivem na marginalidade imposta pelos próprios pais ou o próprio sistema em total desiquilíbrio social ,ético , financeiro, etc....

    Gostei muito de saber um pouquinho mais sobre você, e também sou apaixonada pelo Egito , e ainda incluo a Grecia.

    Agradeço muito suas visitas sempre carinhosas

    Beijinho no coração.

    ResponderExcluir