Seguidores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mães orfãs......


Deveria existir uma lei que dissesse:

Nenhum filho poderá morrer antes que sua mãe, independente de ser uma criança ,um jovem, ou uma pessoa adulta.

Para o pai também é um grande sofrimento, mas a mãe, aquela que o gerou, carregou-o durante nove meses em seu ventre, esperou-o com tanta ansiedade, fez-lhe o enxoval, decorou seu quarto. Quando ele nasceu fez ansiosa a pergunta: Dr. ele é perfeito? Não satisfeita com a resposta do médico, quando ele chega ao quarto pela primeira vez, tira-lhe a roupa toda para realmente conferir se ele tem todos os dedinhos dos pés e das mãos, e se seu corpinho está todo íntegro.

Essa mesma mãe, que o alimenta, conhece cada tipo de choro, se é fome, se é dor, se é manha por um colinho.

Ela que viu seu primeiro sorriso, seus primeiros passos, suas primeiras palavras, que o deixou na escolinha com o coração partido, não sabe quem chorou mais, se ela ou ele.

Viu-o crescer, sair para a primeira festa, ele estava lindo...ela toda orgulhosa, ele entrou e ela foi embora cheia de preocupações, mas pensava...é assim mesmo, tenho que prepará-lo para a vida.

A primeira namorada, era a mesma que ele olhou com tanto carinho no primeiro dia de aula, linda, lourinha com olhos da cor do céu.

E a mãe, feliz, que lindo casalzinho, e assim foi até terminarem o colegial. Ele continuava o mesmo menino de sempre, meigo, carinhoso, não saia ou chegava sem que lhe desse um beijo.

Quando ia dormir, abraçava forte a mãe e dizia: você é meu porto seguro, em teus braços não tenho medo de nada, com a força que você me dá, nada temo...amo você minha mãe.

Quantas vezes ela saiu do quarto com os olhos marejados de lágrimas, por ser tão feliz, agradecida ao universo por ter lhe dado aquele presente divino....seu filho.

Mas em uma noite terrível, a fatalidade estava a espreita, um simples passeio de Skate, em um túnel interditado, dois loucos alucinados em um racha desumano, tiram a vida desse filho.

O que dizer a essa mãe, que perde de maneira brutal um jovem de 19 anos, um menino lindo cheio de vida, alegre. A dor é grande demais, não há palavras, gestos, frases, que a consolem,
ela perdeu um pedaço da vida, um pedaço do coração.

Quantas outras mães que não estão na mídia passam pelo mesmo problema todos os dias, filhos que saem para trabalhar, estudar e nunca mais voltam, são atropelados, sequestrados, mortos, como o caso daquele maníaco de Luziânia que matou sete rapazes com requintes de crueldade recentemente.

Estamos perdendo nossos filhos para motoristas bêbados, loucos, maníacos que são avaliados como psicopatas e são liberados para condicional, pais que muitas vezes abusam dos pequeninos pq não tem como se defender.

Vamos fazer desse mundo algo melhor, deixar que nossos jovens e crianças envelheçam, pois eles tem esse direito.

Peço a Deus que de alento nesse momento tão difícil ,de tanto sofrimento a Cissa Guimarães, e a tantas outras mães que passam pela mesma dor.
Até quando vamos nos tornar mães órfãs de nossos filhos???

Marilú

39 comentários:

  1. Oi,Marilu. É a vida valendo cada vez menos. Boa noite. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza deve ser a dor maior ... mas ela tb faz parte da natureza que apunhá-la algumas delas ...

    No caso da Cissa foi uma fatalidade se ambas as partes tivessem um pouco mais de consciência e respeito ...

    Obrigado pelo carinho lá ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Amiga Marilú, nada justifica a perda de um filho, seja em que idade for. Independente de quem é a culpa, o sofrimento fica para a mãe. Excelente texto. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou filha, e sei da preocupação da minha mãe todas as vezes que saio de casa. Saímos e não sabemos se voltamos. A violência está em cada esquina. Teu texto é perfeito, você narra a história de uma vida, da concepção até a triste despedida. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Marilú,

    Acho que perder alguém que amamos é como tirar parte de nós mesmos. É uma dor eterna, com o tempo dizemos que saudade mas é sempre dor. O que dizer então de um filho? Peço a Deus que acalente o coração dessa e de outras mães, que tiveram seus filhos "roubados" de qq forma. Viverão com a eterna presença de sua ausência. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Marilú, perder um filho em qualquer circunstância
    é perder um pouco da vida também. Vi hoje pela TV a Cissa chegando ao velório do Rafael, e ela era a tristeza em pessoa, era apenas a MÃE...dói muito...Beijos

    ResponderExcluir
  7. Feliz DIA DO AMIGO PARA VC TAMBÉM.
    Amigo é todos os dias. São como as canções que ouvimos sempre.
    Leve o selinho Super para vc.

    És uma amiga muito especial.

    (Antiga oração inglesa)

    Arranje tempo para ser amigo
    É a estrada para a felicidade
    Arranje tempo para sonhar
    É seu vagão a uma estrela engatar...
    Arranje tempo para amar e ser amado
    É o privilégio dos deuses.
    Arranje tempo para olhar ao redor
    O dia é muito curto para ser egoísta.
    Arranje tempo para rir
    É a música da alma.

    Sandra
    Carinhosamente deixo o meu abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marilu. voce disse tudo no seu texto... hoje ainda eu estava comentando com uma amiga a dor das mães que perdem seus filhos...seja por uma fatalidade, doenças, enfim, eu como mãe posso dizer que deve ser a pior dor que o ser humano pode suportar...tive meu filho por dois anos longe de mim e ...minha amiga quantas noites eu conversava com Deus e a única coisa que eu pedia era que Ele o protegesse, livrasse de todo mal, pois eu não suportaria estando tanto tempo longe dele não poder ouvir mais sua vóz, ver seu sorriso., receber seus abraços e beijos...ai meu coraçao chega a doer!!! Mas Deus foi bom comigo e o trouxe de volta aos meus braços.. eu só em pensar na dor que a Cissa e muitas outras mães estão sentindo nesse momento chego a me sentir impotente...sofro e choro por e com elas...um pedaço dela se foi junto com aquele corpo tão jovem...eu hoje usei a frase que faz título ao seu post e quando vi o texto todo, deixei a mesma pergunta no ar...porque?? Essa resposta só um dia saberemos....
    Deculpa o coment tão grande, mas como mãe também tenho meu coraçao entristecido..até sufocado, mas vamos confiar em Deus e pedir conforto a ela e para tantas outras mães que estão de luto hoje.
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Realmente deve ser doloroso perder um filho de forma brutal e cruel. - Marilu, não sou mãe, sou tia, mas eu perdi um sobrinho de forma horrível. Um garoto lindo, jovem e com um sorriso encantandor. E vi a minha irmã sofrendo pela perda do seu primeiro filho, agora ela só tem dois.
    Nos dias de hoje, está complicado demais em pensar e colocar no mundo um filho. Porque matam do nada as crianças e os jovens.
    Quanto a mãe Cissa, até me arrepiei agora, deve estar sentindo uma dor insuportável pela perda do filho. O garoto apenas estava se divertindo com os amigos em skate. Que há mal nisso? - E vem um cara, dentro de um carro, fazendo o que mesmo? Racha ou pega? - Não importa o que é. Ele tirou a vida de um rapaz novo! - Nada neste mundo justica o que ele fez. Só nos resta rezar e confortar a Cissa.
    A mulher Cissa e as demais mães, são merecedoras de grandes troféus na vida, por conseguirem ser mãe, mulher, amante, amiga e companheira!

    Parabéns pela postagem!
    E obrigada por me guardar no seu coração, risos... Você também tem o seu cantinho aqui, tá?

    Beijos e fique com Deus sempre!

    ResponderExcluir
  10. Enganam-se os que julgam-me pelo sorriso
    Farto; larga calçada de poesia embriagada
    Pois em mim nada há do que dizer preciso
    A não ser a ânsia louca pela vida; mais nada

    (Lena Ferreira)

    AMor & Poesia.....Beijos M@ria

    ResponderExcluir
  11. Marilú

    Para além do idealismo e da própria humanidade que revelas no teu espaço, está a jogar muito na fatalidade o avanço da socidade. Eu próprio ao ler o teu texto mem emocionei com a justeza das palavras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amiga MARILU

    Excelente sua postagem. Gostei imenso de ler,
    porque na realidade da vida, esses casos acontecem, pois o mundo está composto de gente
    irresponsável. Casos iguais ao referido em seu post, infelizmente são aos milhares por dia e todo os países.

    Beijos

    Alvaro

    ResponderExcluir
  13. A morte é sempre um escândalo... e ver partir um filho,é anti-natural! São os filhos que deviam enterrar os seus pais... a sequência lógica da vida...Mas esta, já deixou de ter lógica há muito tempo... Rezo por essa Mãe orfã de seu filho... e que ela viva em si duas vidas: a sua e aquela que desejaria que seu filho vivesse...Numa outra dimensão... em qualquer lugar...ele ficará feliz!
    Beijo carinhoso
    Graça

    ResponderExcluir
  14. Com toda certeza é uma dor imensa a uma mãe perder um filho,,,,beijos de bom dia.

    ResponderExcluir
  15. Oiee Marilú, um assunto delicado tratado com muito respeito.
    Einstein tem uma frase que diz:Existem duas coisas infinitas:o Universo e a estupidez humana.
    Só pra mostrar que tem um carro mais potente e mais bonito q o outro??Sim e dai??Mostrou e além do vazio que deve ficar depois disto q é ridículo, mas agora além do vazio ele tem na consciência a responsabilidade de mostrar a sua imaturidade como condutor de veículo, de alguém que não para pra pensar no amor de sua família(e sua mãe??), e naquele em que teve de voltar aos braços de Deus. Mas como asseverou Jesus:o escândalo há de vir , mas ai daquele quem vier o escândalo.Temos o livre arbítrio, e pq ainda num mundo que se diz tão evoluído, escolhemos a pior parte??Falta amor....falta Deus.
    Td de bom pra ti.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu sou mais uma mãe órfã, não sei explicar como sobrevivo mas existe algo maior dentro do meu coração que me faz viver todo dia, justo não nunca vai ser, explicação não existe o que existe é o mais puro amor deste mundo entre mãe e filha, amo minha filha incondicionalmente e isso me faz acordar todo dia e olhar seu sorriso lindo, uma menina que me deu 18 anos de vida ao meu lado, 18 anos inesquesíveis, 18 anos de aprendizado e amor...
    Mãe ama, mãe esta junto, mãe quer o melhor para seu filho...
    Beijo uma mãe chamada Lisette.

    ResponderExcluir
  17. É muito triste amiga...esta realidade cruel que vivemos, mas não sei o que dói mais...o filho que parte , com certeza para um mundo que desconhecemos...mas no aconchego de um Deus Amor, Caridade, Bondade, Perdão...ou o filho que perdemos a todo instante para o mundo oscilante das drogas, da prostituição...A dor desta mãe , neste instante da perda precoce pelo arrebatar da morte não tem consolo e nenhuma mãe quer passar por este momento, inevitável um dia...mas resta o conforto da crença do reencontro. Excelente postagem , como sempre Marilu. Olha você me emocionou às lágrimas . Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas.

    (Frederico Garcia Lorca)


    Feliz dia!!Saudações poéticas M@ria

    ResponderExcluir
  19. Os filhos são para as mães as âncoras da sua vida .

    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Nossos filhos não são nossos, embora tenhamos a noção de que são, mas só são nossos enquanto os guardamos no nosso ventre. Depois de saírem cá para fora eles pertencem ao mundo, a esse mundo que tão cruelmente os rouba de nós, há que vencer,e ter a coragem de só lhe dizer adeus até um destes dias, essa coragem por vezes custa a chegar, mas um dia ela chega. Em alguns casos por muito triste que pareça, tem mães que ao saberem para onde eles foram e estão, é muito mais tolerante, do que algumas onde eles se vão matando aos poucos e nos matando a nós. Que Deus todo poderoso reconforte as mães, e lhes dê a força necessária para levantar sua cruz.
    Abraço carinhoso em todas essas mães, e para você que publicou esta questão beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga Marilu ola. Obrigado pelo seu comentário gentil. Eu amo o Brasil! Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Sabe, amiga, esse é um assunto deveras delicado, pois só de imaginar em perder um filho, já sinto mal estar. Deve ser a pior das dores. Mas, por outro lado, sinto também um terrível arrepio ao me colocar no lugar das mães desses motoristas bêbados e irresponsáveis que andam por aí. Não sei o que seria pior... ver um filho morto ou cumprindo sentença nessas penitenciárias cheias de bandidos da pior espécie. Tenho visto as famílias desses assassinos serem agredidas e humilhadas, como se elas tivessem culpa e fico horrorizada com a crueldade do povo. Você está certa, deveria ser proibido um filho morrer antes de sua mãe. Mas também deveria ser proibido o ser humano ter o direito de tirar a vida de outrém. De qualquer forma, é muito triste de desolador. Um beijão procê! (tô cum sodadi, viu?)

    ResponderExcluir
  23. Amiga, agora que reparei que o link da tag das Bloggirls no seu blog ainda está errado. Você precisa trocar por http://meninasdoblog6.blogspot.com/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. "Existem pessoas que não se tornam especiais pela maneira de ser, ou de agir, mas pela profundidade com que atingem nossos sentimentos."

    DA

    Feliz Noite com amor e poesia ! M@ria

    ResponderExcluir
  25. Como fez eco em mim este texto.Só quem faz a experiência desta dor o entende.Estou em profunda sintonia...Também questionamos nessa hora a Justiça Divina e tudo em nós é abalado.
    Obrigado pela profundidade.Acho que deveria ser decretado:A PARTIR DE AGORA é proibido uma mãe enterrar um filho.

    ResponderExcluir
  26. Querida amiga

    É uma realidade que não podemos ignorar.

    Gostei da profundidade deste texto.

    Beijinho grande, Marilu!

    Mário

    ResponderExcluir
  27. Essa dor é a maior que existe...
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  28. Já me vejo triste desde já! Dia 27/07/2010, fará dois anos que meu sobrinho foi-se.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  29. querida Marilu,
    não tem dor maior que esta..eu como mãe de dois lindo filhos sempre me pego a pensar nisto.
    fomos preparadas para nossos filhos despedirem da gente e não nos deles.
    fiquei chocada.
    perdi um sobrinho na estrada de campinas um motorista bebado... ele e mais tres amigos
    que estavam juntos so restou a namorada que teve varias cirurgias apos acidente.
    nossa nem gosto de falar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  30. Pureza de linguagem, no imaculado sentir e sonhar!

    ResponderExcluir
  31. Beijo de lindo final de semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  32. Oi MARILU
    Bem triste essa realidade!
    Mas infelizmente vai acontecendo um pouco por todo o lado.
    Que Deus possa ajudar essa Mãe, que, como tantas outras, de um momento para o outro, se vêem roubadas no que tinham de mais precioso.
    Votos de bom fim de semana Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  33. Olá Marilu ,
    apesar de sabermos que " a morte não escolhe idades nem hora " , uma Mãe e um Pai , sentirão , sempre , esse acontecer como anti- natura .
    Acredito que se possa enlouquecer , por momentos .

    Beijo grande ,
    Maria

    ResponderExcluir
  34. É minha linda, o ano passado dois dias depois mas ainda deu para festejar, este ano é que não pois ele está na Hollanda, e eu em Portugal, vai mesmo passar sozinho. A não ser que a irmã lhe faça a festa, o que será a sorte dele.
    Beijinhos de muita luz em seu coração, e agradecida pelas suas lindas palavras de carinho.

    ResponderExcluir
  35. Que lindp texto amiga, adorei, parabéns pela inspiração!
    Obrigada por suas palavras, que bom que achou a Julia parecida comigo, fiquei mt feliz!
    Bjão pra vc Marilu
    Gena

    ResponderExcluir
  36. Olá minha querida amiga,a morte de um filho é dor que fica por toda a vida e nunca mais se esquece ,sei do que falo porque ja passei por essa dor ,só que o meu filho não teve tanto tempo de vida ,e me deixou aos quatros anos .
    Devemos de alertar os nossos filhos para os perigos da vida .
    Beijinhos minha querida amiga

    ResponderExcluir
  37. Olá Márilu!

    Uma postagem que me emocionou,mas infelismente,isto é o pão nosso de cada dia,ninguêm respeita ninguêm neste mundo em que vivemos...Que Deus dê forças a estas mães para suportar esta dôr!!!

    Obrigado pela visita e comentário.
    Bom fim de semana,
    Beijinhos de carinho e amizade,
    Lourenço

    ResponderExcluir
  38. Querida amiga
    O seu texto é muito comovente, senti um aperto na garganta ao lê-lo.
    De facto não sou nem capaz de imaginar a dor da perda de um filho, mas calculo que seja insuportável.
    As condições em que se vive são cada vez mais complicadas, com o acréscimo de violência e terror a cada dia que passa. Assim os nossos filhos estão sujeitos a adversidades sem conta.
    Só nos resta alertá-los para os enormes perigos que correm.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Amiga, não deve haver dor pior do que perder um filho.
    Os nossos meninos deveriam partir sempre depois de nós, mas infelizmente nem sempre isso acontece.
    Que Deus dê ânimo e alento a todas as mães a que a vida roubou o que tinham de mais precioso, os seus filhos.
    Querida amiga, obrigada pelas suas mensagens sempre tão carinhosas no meu cantinho.
    Tenha um fim de semana, cheio de Paz e Amor.
    bjs do tamanho do infinito
    Maria

    ResponderExcluir