Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Stephen Hawking....Genio ....



Stephen William Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942, exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans, estudou na St Albans High School for Girls [garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas] entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não um excepcional estudante.

Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, sendo atualmente professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge.


Hawking, em 5 de maio de 2006, durante a conferência de imprensa na Bibliothèque Nationale de France para inaugurar o Laboratório de Astronomia e Partículas em Paris e para lançar a versão em francês do seu trabalho "God Created the Integers".Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Seu segundo casamento realizou-se com sua enfermeira - Elaine Mason - em 16 de Setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus três filhos e um neto) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura.

A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Em 1993, participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.

Em 1994, participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".

Fez algumas participações em Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e em Superhero Movie. Recentemente fez uma participação numa propaganda do Discovery Channel chamada Eu amo o Mundo, onde ele disse "Boom De Ya Da".
Religião
Hawking se descreve como agnóstico.Ele repetidamente tem usado a palavra "Deus" em seus livros e discursos, mas segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. Sua ex-esposa Jane já afirmou que durante o processo de divórcio, ele se descreveu como ateu. Hawking declarou que não é religioso no sentido comum, e que acredita que "o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por Deus, mas Deus não intervém para quebrar essas leis". Hawking comparou a ciência e a religião durante uma entrevista, dizendo "há uma diferença fundamental na religião, que se baseia na autoridade, e na ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona".

Em alguns trechos de seus livros, Hawking também parece seguir uma linha de pensamento baseado em Einstein ou em Leibniz, que se aproxima muito ao Deísmo. No livro "Uma breve história do tempo" ele cita que "tanto quanto o Universo teve um princípio, nós poderíamos supor que tenha um Criador". Ainda nesse livro, ele diz que "no entanto, se nós descobrirmos uma teoria completa...então nós conheceríamos a mente de Deus".

Porém, em seu mais recente e polêmico livro "The Grand Design", Hawking contradiz suas antigas declarações sobre a idéia de um criador e sugere que "Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física". No livro, numa declaração controversa, afirma que "Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos", dizendo que o Big Bang foi simplesmente uma consequência da lei da gravidade. Hawking também cita a descoberta, feita em 1992, de um planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar, como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos.

Obra
Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, ele provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.

Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974, ele calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros. Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul J. Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.

O asteróide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.

A vida deste grande gênio da humanidade restringe-se a uma cadeira de rodas e seu cérebro adaptado a um computador pelo qual ele se expressa. Ele nunca se deixa abater pela doença, está sempre pesquisando, produzindo, Stephen Hawking é uma lição de vida......

Marilú

33 comentários:

  1. Marilu,amada!
    E a gente ainda reclama... Excelente resenha desse exemplo de vida!
    Beijuuss iluminados n.c.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marilu,
    Dizem que a Natureza nos dá a lei da compensação: "quando nos falta um sentido, a gente sempre desenvolve um outro para encontrar uma saída". A exemplo desta vida.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Marilu eu sou um grande fã do Stephen William Hawking, todos os livros eu tenho, cada entrevista que sai lá estou eu correndo para ler, é fantástico uma palavra tão comum, mas para ele nossa é o significado mais sublime que há, não preciso dizer nada pois lendo aqui um pouquinho cada pessoa que conhece ou vai conhecer através de você, minha alma agradece de joelhos a tua homenagem a este SER ILUMINADO PELO DEUS TODO PODEROSO. Lindo demais sempre que leio suas descobertas e teorias e explicações algo muda em mim vindo de uma mente tão brilhante um anjo na terra.

    ResponderExcluir
  4. Há quanto tempo eu não ouvia falar dele! Pensei até que já tivesse falecido. Ótima postagem! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que linda história de vida!Impressionante!

    Um beijo e um dia bem legal pra ti,chica

    ResponderExcluir
  6. Oi Marilu, bom nos intruirmos, obrigada!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  7. Temos sempre que nos espelhar em exemplos assim,,,beijos de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  8. Um ícone da comtemporaneidade, tanto pelo conhecimento, competência, lucidez, como pela sua dignidade para encarar a vida.

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  9. É mesmo uma lição de vida Marilu... Que coisa linda! Isso nos diz: vamos confiar!

    Gostei muito da visão dele de Deus.

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  10. Oiê!

    Então, que surpresa ao visitar o Devaneios... Momento de cultura! Gostei e aprendi bastante, obrigado!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Quanta coisa que esse homem fez e faz, né? - Isso é um exemplo de vida e vontade de viver, ser útil o tempo todo.
    Enquanto tem um monte de gente reclamando da vida, que não pode isso ou aquilo...
    Como diz a letra da música do seu blog: "Se a gente é capaz de espalhar alegria..."

    Parabéns pela matéria!

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  12. Doce Marilú: É uma lição de vida, há doenças que a gente não conhece, e quando temos qualquer coisa ppor mais pequenina que seja ainda reclamamos. Já voltei em difinitivo agora não há saidas.
    Beijos.
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  13. Uma gde lição de vida.

    Já estou bem melhor, a dor graças a Deus passou, mas foi brava, hoje estou aproveitando para visitar os amigos, ah... como senti saudades de vcs, de seus cantinhos, como me faz bem estar aqui de volta com pessoas que só me fazem bem, meu muito obrigada amiga pelo seu carinho, pela sua presença mesmo enqto estive ausente, vcs não imaginam o bem que me fazem, amo todos vcs.

    Um gde abraço.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  14. Realmente um exemplo de vida. Isso prova que nada é impossível.
    Bjux

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga Marilú, é uma história de vida e um grande exemplo, muitas vezes deixamos abater-nos e desistimos à minima dificuldade encontrada, por isso o exemplo Stephen Hawking, mostra que querer é poder, nunca devemos desistir dos nossos projectos e muito menos da vida.

    Tem uma linda e feliz noite.

    Beijinhos com amizade e carinho.

    Sãozita

    ResponderExcluir
  16. A lua de prata
    no céu se esconde
    As estrelas pingam
    lágrimas de saudade
    A noite grita
    dentro de mim o teu nome

    Lou Witt

    Feliz noite....Beijos meus! M@ria

    ResponderExcluir
  17. Vc gostou minha flor?
    Já esta convidada a vim visita-lo e será muito bem vinda.
    A biografia desse homem é riquíssima,ja conhecia um pouquinho dele o resto descobri agora rs.
    Beijos amada.

    ResponderExcluir
  18. Poxa, que história linda de vida amiga.
    Obrigado por compartilhar.
    E obrigado tbem pelo carinho lá no Flores Secas.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  19. Querida e amada amiga, tem um lindo selinho de presente pra você lá no meu blog de mimos, é de ♥ pra ♥.
    Beijos enormes e até sábado se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  20. Um dia cheio de carinho, paz, amor e muita poesia pra ti minha querida...muitos beijos.

    ResponderExcluir
  21. Amiga, chegou meu comentário falando do presente que te ofereço lá no meu blog de mimos???
    Se chegou, que bom.
    Se não chegou, chegará agora...rsrs
    É um lindo selinho de Natal, e é de ♥ pra ♥ pois te gosto muito e você merece, ok?
    Beijos enormes no teu ♥

    ResponderExcluir
  22. Ele é um dos melhores exemplos de vida, e do mistério divino.
    Ganhou até o premio Nobel...

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. obrigada pela postagem minha amiga.Resgatar a memória de todos é preciso. S.H. é eealmente o expoente da Física em todas as vertentes qu7e dai derivam. Seu conhecimento sobre o sistema planetário e sua origem é próprio desta mente fabulosa que soube superar os obstáculos e continuar produzindo.Sua visão de Deus ...É dele e deve ser respeitada sobre o ponto de vista científico...afinal Deus é tudo que não pode ser explicado...ainda!

    ResponderExcluir
  24. Aprendi que na vida as pessoas náo sabem o que é ter um problema de verdade, elas inventam, arrumam desculpas é mais fácil...
    Faz quem quer de verdade, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  25. Um maravilhoso final de semana pra ti querida,,,muito carinho,paz, amor e poesia...beijos e beijos na alma.

    ResponderExcluir
  26. Para aqueles que se lamuriam constantemente, aqui está uma lição de vida!
    Feliz Natal, cheio de paz e Amor!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  27. Marilú

    Como aprecio bastante biografias das grandes figuras, comecei a leitura ontem, por por não estar mais disponível, vim acabar hoje. Desconhecia este grande cientista de uma vontade férrea, Hawking. Acrecento que homens como este, dão grandes exemplos à humanidade em geral.
    Para quem gosta de acompnhar o mundo, lituras como esta são preciosas.
    Parabéns por esta postagem, é importante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Quantas vezes há primeira desilusão que a vida nos dá nos deixamos cair sobre terra, e, temos estes exemplos que nos deixam de boca aberta só pela coragem que elas enfrentam.
    Um grande bem-haja ao seu poste minha linda amiga, tenha um lindo final de semana, com beijinhos de luz e paz.

    ResponderExcluir
  29. Oi Marilu!

    Realmente, um grande exemplo de não desistência, de perseverança. A luta contra a doença e a luta pelo conhecimento.
    Maravilhoso post!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  30. Magnifico como sempre!
    Aproveito para desejar para si e para toda a sua família e amigos, um Feliz Natal, repleto de alegria, saúde, paz e amor.
    “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (desconhecido)
    Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano que está a chegar, para seja sempre Natal.
    Beijinhos
    Maria e familia

    ResponderExcluir
  31. Como pode um SER, com essas afeições, ser tão inteligente? - Fico impressionada!
    As pessoas que são perfeitas fisicamente, deveriam se olhar e dizer: "Sou capaz de tudo!" - E não ficar somente se lamentado. - Eu acho que é pecado em não acreditar no seu próprio potencial.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Uma linda historia de superação...
    bjs querida

    ResponderExcluir
  33. E que lição de vida! Isso faz com que nossos problemas fiquem pequenininhos,né?
    Bjs e tb te desejo um ótimo Natal e Ano Novo!

    ResponderExcluir