Queridos amigos, sempre escrevo neste blog, sobre amor mas hoje assistindo um documentário sobre a segunda guerra mundial, e recordando minha infância e juventude, a qual convivi com judeus poleneses, que estiveram no campo de concentração de Auschwitz e tantos outros campos, vou tentar escrever algo sobre o holocausto.
Existem pessoas ainda hoje que insistem em dizer que o holocausto não existiu, eu nasci e cresci com as provas vivas desse fato monstruoso, eles tem nomes: Abrãao, Jayme, Ruth, Isaac, Sonia, Sarah, Jacob, e tantos outros. Todos tinham tatuagens, não as que as pessoas usam hoje, feitas em estúdios, eles eram apenas e tão sómente números, lembro-me ainda que o número de uma das senhoras era 238976.
Por mais que eu possa pensar em maldade, o que judes, negros, ciganos e homosexuais sofreram vai além de qualquer imagem, ninguem era poupado, crianças, velhos, mulheres, todos eram torturados, mortos e submetidos a experiências médicas do famoso médico ( se assim pode ser chamado) Mengele.
No documentário que eu vi hoje, quando os americanos estavam chegando em Berlin, e viram o primeiro campo de prisioneiros, eles pararam estáticos diante de tanto horror, os prisioneiros não podiam mais falar, tinham sido arrancadas as cordas vocais, crianças pareciam robos, pois eram espancados com o cano do revolver na cabeça, para que o médico tivesse certeza quando era atingido seu sistema nervoso, outros tinham os olhos furados e tinta azul injetada, pois Hitler queria que todos tivessem olhos azuis, afinal ele queria uma "raça" pura.
Valas eram cavadas pelos próprios prisoneiros, e logo após eram enfileirados ao lado, e eram mortos, e caiam dentro da vala cavada por eles mesmos, e a crueldade maior, era uma bala para cada prisoneiro, se não morresse era enterrado vivo ainda. Existem relatos que durante vários
dias se ouviam os gemidos dessas pobres almas.
Todo tipo de doença existia nos campos de concentração, a grande peste da época era a febre tifóide, inclusive Anne Frank foi uma das vítimas em Auschwitz. Os sobreviventes pareciam mortos vivos, apenas a pele cobria-lhe os ossos, restos de seres humanos aos quais toda a dignidade lhe foi tirada. Ultrajados, humilhados, expostos a todo o tipo de sofrimento que aos nossos olhos é inimaginável. Mulheres grávidas tinham suas pernas amarradas, para que arrebentassem ao dar a luz, e quando as oficiais alemãs permitiam que as crianças nascessem,
a criança era atirada a cães famintos, que as estraçalhavam na hora.
Os galpões que eram usados para exterminar as pessoas com gás, tinham problemas de infra estrutura, o gás era fraco, não saia em quantidade sufuciente, era ineficaz, para sacrificar tantas vidas de uma só vez, até hoje existem as marcas de unhas arrancadas nas paredes, tão grande era o sofrimento das pessoas, pois demoravam muito para morrer.
O que eu não entendo, é como uma pessoa pode fazer com que quase o mundo inteiro a siga...que poder tinha Hitler, para induzir os soldados a executar tantas atrocidades. Ao longo da história tivemos vários "loucos" com esse poder.
Nero, Calígula, Napoleão, Hitler, Mussolini, Idi Amim, Reverendo Moon, e o atual Osama, homens que tem uma inteligencia acima do normal, pois tem o poder de manipular pessoas, para que façam exatamente o que eles querem. Imaginem se eles usasem esse poder de convencimento para o bem, que mundo maravilhoso nós teríamos,mas infelizmente hoje temos mais Osamas que Gandhis e Madres Terezas.
Espero que o mundo não se esqueça do holocausto, que todas essas vidas sacrificadas não tenham sido em vão, e que Deus permita que isso nunca mais volte a acontecer.
Deixo bem claro, que nada tenho contra a povo alemão, um louco não justifica uma nação, e Hitler nem alemão era, ele era austríaco, apenas estou narrando uma pequena parte da história que cresci ouvindo sempre entre lágrimas, de alguns sobreviventes do holocausto.
Irmãos judeus, negros, ciganos, homosexuais sejam de que etnia forem....Descansem paz....Shalom
Peço desculpas por ter abordado um tema tão delicado quanto esse, maiores desculpas ainda porque não sou jornalista, e não tenho experiencia para escrever sobre algo tão complexo, mas nem só de amor o mundo é feito, infelizmente.O dia em que se homenageia as vitímas do holocausto é 27 de janeiro....se alguem se lembrar...façam uma prece por tantas almas inocentes, que nem sabem porque sofreram tanto.
Marilú
oi amiga, que pena ter que lembrar essas coisas, más se faz necessário, né, bjus tere.
ResponderExcluirFez bem, Marilu, em evocar o holocausto.
ResponderExcluirO mundo não deve esquecer, ou branquear como muitos pretendem, esse crime hediondo contra a Humanidade.
É importante que as gerações mais jovens saibam o que foi o holocausto.
Como foi possível o povo alemão seguir um psicopata, um assassino como Hitler!?
Os povos não são todos iguais...
Não creio, por exemplo, que um Hitler conseguisse mobilizar Brasileiros e Portugueses para um holocausto, ou mesmo para o apuramento da tal "raça pura"!
Abraço
É lúgubre e deprimente mas tem que ser lembrado...enfim guardadas as devidas proporções todo ato que gera violência, desamor e desrespeito ao direito de cada um cometido nos dias de hoje ,com o aval de pessoas "ditas" cultas e esclarecidas, se assemelha a um tipo de "holocausto" silencioso em que em nome de uma falsa inclusão social são gerados tantos "excludentes". Vivemos ainda em clima de constrangimento e opressão moral e social, em pequenas proporções , mas que se insinuam a cada dia.Desculpa mas , apesar das lágrimas que rolam com teu relato, só nos restar orar ...e muito! Beijos.
ResponderExcluirOlá amiga Marilu
ResponderExcluirExcelente seu port em homenagem às vitimas do holocausto. Podemos ficar certos e conscientes que esse monstruoso terror existiu, pelos factos narrados que comprovam a sua existência.
Felicito-a pela lembrança desta triste efeméride.
Beijinhos
Alvaro
Muito bom texto.
ResponderExcluirBeijo.
Uma parte terrivel da historia da humanidade...beijos de bom final de semana pra ti querida.
ResponderExcluirForte e tenso ... e ainda tem gente q tenta negar este momento odioso de nossa história recente ...
ResponderExcluirbjux
;-)
Triste data a ser lembrada.Impressionantes imagens. beijios, lindo fds,chica
ResponderExcluirPedir desculpas Marilu?!? Não podemos esquecer... NUNCA!!! Só quem conviveu, convive, teve seus familiares dizimados por essa "loucura" sente todos os dias. E não é interessante, amiga, como nossos amigos/leitores não gostam de comentar uma postagem, brilhante, assim? Fazem de conta que a vida é só poesia... Só gritam quando seus calos são apertados... Silêncio - não - dos inocentes!
ResponderExcluirEstive recentemente na Holanda e visitei a casa/esconderijo de Anne Frank (sonho de infância realizado)confesso: tive uma crise de choro da alma!!!
Beijuuss e PARABÉNS pela postagem!!!!
Marilu
ResponderExcluirA abordagem do assunto é pouco agradável, mas existiu e deve ser ser sempre mencionado, para evitar que venham a existir novos hitlerzinhos. Estão já a aparecer governantes a dizer que o holocauto nunca existiu. Recordo uma austriaca, Critiane, com quem brinquei. Esteve integrada num plano de ajuda, às crianças dos paises que estiveram subjugados ao nazismo.
Dos meus livros fazem parte bastantes de tudo quando diga respeito à tragédia.
Curiosamente, uns dias antes da revolução, em casa, à minha guada, este um do raros álbus com as fotos do nazis proeminentes. Algumas foram reproduzidas. Acredita que não sai da câmara (escura) fotográfica sem as trazer comigo.
Eram pertença do chefe da da policia políca de Portugal, Major Silva País.
Beijos
Minha querida amiga já fazia uns tempos que não nos víamos, mas seu blogue anda a viver uma tristeza muito forte.
ResponderExcluirapenas vou deixar os meus beijinhos de luz e muita paz, solidária mas triste, a vida nos mostra coisas que jamais deveriam existir.
Querida amiga excelente texto, um passado triste, doloroso, diria mesmo terrivelmente horroso, uma tragédia que é importante não deixar cair no esquecimento, para nos lembrarmos de como os homens são capazes de tanta atrocidade para com os seus semelhantes. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirTenha um fim de semana pleno de paz e harmonia. Que Deus ilumine Hoje e Sempre o caminho de todos os seus filhos.
beijinhos
Maria
Amiga, parabéns pela idéia de fazer essa homenagem. Esse foi, talvez, o fato mais vergonhoso de toda história da humanidade. E você escreveu muito bem, melhor que jornalista. Um beijão procê!
ResponderExcluirObrigado pelo post Marilu.In menorian do meu pai agradeço profundamente. Imagine peace (John Lennon) sempre. Vamos orar, rezar para que coisas assim não voltem embora estejam sempre em voga em mensagens no cinema. Shalom!
ResponderExcluirMinha amiga, muito oportuno teu texto.
ResponderExcluirQue não se repita nunca mais tamanha monstruosidade.
Pois o ser humano parece que não aprende.
Mas façamos dessa reflexão, uma lição para que nunca mais venha sobre nós e sobre este povo tamanha desgraça.
Um abraço fraterno, bjs.
Marilú
ResponderExcluirO que mais doi, é que este MUNDO CÃO ainda não foi aniquilado!
Bjs
G.J.
Amiga Marilú, que o mundo nunca se esqueça do Holocausto, que Deus nunca mais permita que isso aconteça novamente, e que os homens tenham bom senso para não fazer tantas maldades contra seus irmãos. Texto e fotos que retratam de forma brilhante essa carnificina. Beijos
ResponderExcluirConheci muito bem essas pessoas a quem você se refere no texto, e ainda guardo na memória o rosto de cada uma delas quando falavam a respeito dos campos de concentração. Mesmo depois de tantos anos passados, o horror ainda estava lá estampado. Não devemos esquecer nunca esse massacre que levou a vida de milhões de inocentes. Bjs
ResponderExcluirEi querida!
ResponderExcluirFiquei muito tocada com essa postagem, ver falar desses detalhes tocam profundamente a minha alma, o holocausto foi algo desumano, cruel! Mas acho que Hitler não era o único louco, existiam mais alguns que tinham a maldade contigo e encontrou em Hitler, a parceria perfeita!
Oremos pelas pobres almas dizimadas!
Gd beijo
Marilú, não tem que pedir desculpas, o texto está muito bem escrito e merece só elogios. Esse fato deve ser sempre lembrado, para que nunca mais tenhamos tamanhas atrocidades contra inocentes. Bjs
ResponderExcluirAté onde a loucura e a maldade de uma só pessoa, pode provocar a morte de milhões de inocentes. E o pior de tudo, ter sempre pessoas que seguem e obedecem esses loucos. Que Deus não permita que nunca mais ocorra outro holocausto. Bjs
ResponderExcluirAmiga, você foi longe na sua abordagem. Gostei, viu? - Holocausto, não tem como esquecer. É um fato inesquecível no mundo.
ResponderExcluirE não peça desculpas!
Já elevei minhas preces a todos eles, neste exato momento.
Um beijo e parabéns.
DENTRE AS PORRADAS QUE A VIDA ME CONCEDEU,A PRIMEIRA,FOI O CONTEÚDO DO QUE NARRASTES EM POST ESSE,EMBORA O MENORAH,NÃO TENHA A HONRA DE PORTAR,JUDEU,COMO SE FOSSE,SOY,COM DA VIDA,HONRAS TODAS!BELO,BELO,BELO ,ETERNO E HISTÓRICO,POST ESSE!
ResponderExcluirMAS TE DIGO:LIBÉLULO NUESTRO,A SOLIDARIEDADE É!MISSION NUESTRA,NUN EST VERDAD???????????????
MAS...........PERCEBA............TRINTA E OITO,MAIS DOZE,MAIS DEZESSEIS,ALMAS VIVENTES ESSAS,QUE DESENCARNARAM EM FATALID EST,EM SERRAS DEL RIO SNIF AI DIÓS,UMA LEGIÃO DE MUERTOS,E ABAFADOS ESTARÃO E SEMPRE SERÃO,COMO SE NUNCA TIVEVESSEM SIDO,DESSA DICOTOMIA NARRADA,MINHA AMADA IRMÃ PERDI TRINTA E OITO AMIGOS FAMÍLIAS ,COMO A TUA,DOZE CRIANÇAS QUE COM MINHA NETA ESTAVM EM FAZENDA EM ITAIPAVA,SOB PRESSÃO AI MEU DEUS MOTORISTA SOB CONCORDANCIA DE NETA MINHA,BUSCOU E A TROUXE,DOZE HORAS APÓS TODOS TODOS DE DICOTOMIA ESSA AI DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
MORRERAM
EM FRANGALHOS ,ASSIM ME PREPARANDO PARA A PRIMEIRA DE CIRURGIAS DE ALTAS COMPLEXIDADES MINHAS,NO DIA OITO DE FEVEREIRO,A PRIMEIRA,PARA TENTAR RETORNAR ME FAZER A ANDAR,TE DIGO,DE JOELHOS:
SE ......TODOSFOSSEM.............IGUAIS ..............A VOCE...............QUE ALEGRIAAAAAAAAAAAAAA,VIVERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
CHORO CHORO E CHORO EM PRANTO ESSE EM OMBRO TUO SENHORA AMADÉRRIMA AMIGA E MADRINHA,TU ÉS PETRAS,DE PETRUS PEDRO ,FILHA!
OBRIGADO PELA TERNURA ,CONTIDA E INCONTIDA,UNO SOMOS E SEMPRE SEREMOS!
TUA BENÇÃO,
E MEUS AGRADECIMENTOS ASSIM COMO DE REGINA ESPOSA ,MÃE,E TUDO MAIS ,MIO!
BEIJO MÃOS TUAS,
SENHORA MADRINHA,IRMÃ,E AMIGA NUESTRA!
VIVA LA VIE
ME PERDOE O PRANTO,O BRADO BERRO,DE DE PERNAS DE BARRO,CLAMO CHORO E DE DESESPERO E INCOFORMIDADE,TE DIGO:
ResponderExcluirSOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
FOI MUI FORTE PARA MIM,MINHA IRMÃ
ME ABENÇOE
RIKA
NÃO CONSIGO DE CHORAR PARAR,MINHA IRMÃ
ResponderExcluirPERDOE-ME
ISSO ISSO ISSO ISSO TUDO
Olá Marilu!
ResponderExcluirMuito tenho lido sobre o Holocausto, e chego sempre a esta triste conclusão, que o ser humano é uma besta autentica, quando injectado com o ódio faz as piores barbaridades.
Nunca é demais lembrar.
Um bom fim de semana,
beijinho,
José.
Maravilhosa sua homenagem amiga. Relatou essa tristeza com emoção e verdade. Conheci também uma vítima quando eu era criança,mas,não entendia,só sentia que ela era marcada e diferente.Infelizmente a humanidade carregará essa marca para sempre.É inacreditável e sempre nos chocará e levará as lágrimas tamanha atrocidade.
ResponderExcluirMontão de bjs e abraços
Um sabado cheio de paz e carinho pra ti querida...beijos e beijos e beijos.
ResponderExcluirMarilu, transmissão de pensamentos agorinha mesmo entre nós as duas... :)))
ResponderExcluirdor que não vai morrer nunca, este flagelo da 2ª guerra... SHALOM
é assunto que me dói, que me incomóda, que mexe comigo desde criancinha
foram as minhas primeiras leituras em pré adolescencia, "roubadas" à biblioteca da minha madrinha que fingia não ver...
abraços querida, bom fim de semana
perdoa-me as ausências por favor :)
Um belissimo sabado pra ti querida amiga...beijos.
ResponderExcluirOi Marilu...seu post foi muito bem lembrado!
ResponderExcluirTenha um final de semana abençoado!
bjo e meu carinho sempre!
Zil
Oi Marilu
ResponderExcluirQue post forte! Muito forte mesmo. Pra gente refletir e lembrar desse sofrimento todo. Dessa tristeza que foi o holocausto. Dessa bárbarie que foi aquilo. Isso é pra gente nunca mais esquecer. Cada bárbarie cometida pela humanidade diminui a nós todos. Muito triste. Horrível demais.
Beijo, bom fim de semana
Carla
venha pegar um selinho. tere.
ResponderExcluirTem um selo lá no meu blog pra você. Beijos.
ResponderExcluirQuerida amiga Marilú
ResponderExcluirNunca é demais lembrar este tema que retrata talvez o mais negro período da História da humanidade.
Foi um verdadeiro horror de atentados contra o Homem, em todos os sentidos.
Nos anos 80 li tudo quanto se escreveu sobre a 2ª.guerra mundial. Tenho um livro, impressionante ao máximo, que descreve as horrorosas experiências realizadas nos campos de concentração, que custa um bocado a ler, de tal modo horroriza quam lê. Chama-se « Os médicos malditos ». É horrível.
Não tem que pedir desculpa de apresentar este tema. É muito triste, sem dúvida, mas é bom que o mundo não esqueça, para que não voltem a cometer-se tais atrocidades.
Votos de bom domingo. Beijinhos
Uma belissima semana pra ti querida amiga,,,poesia e muita paz...beijos e beijos.
ResponderExcluirAQUI POUSEI PARA BRAÇADAS DE GIRASSOIS TE OFERECER,JÁ POST ESSE,LIDO TINHA,RELI E AMEI,REDAÇÃO E BASEAMENTO HISTÓRICO E VERÍDICO,A MAIOR TRAGÉDIA DA HUMANIDADE!
ResponderExcluirAGRADEÇO TERNURA E SOLIDARIEDADE TUA,ASSIM COMO BENÇÃO TUA Á MELISSSSSSSSSSS!
DEUS TE ABENÇOE
VIVA LA VIE
Marilú: Fizeste muito postares essa homenagem aos horrores do Nazismo da segunda guerra mundial isso foi a maior vergonha de todos os tempos.
ResponderExcluirBeijos
Santa Cruz