Seguidores

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Holocausto a legitimação do mal, 27 de janeiro dia em homenagem as vitímas desse terrível massacre.



Queridos amigos, sempre escrevo neste blog, sobre amor mas hoje assistindo um documentário sobre a segunda guerra mundial, e recordando minha infância e juventude, a qual convivi com judeus poleneses, que estiveram no campo de concentração de Auschwitz e tantos outros campos, vou tentar escrever algo sobre o holocausto.


Existem pessoas ainda hoje que insistem em dizer que o holocausto não existiu, eu nasci e cresci com as provas vivas desse fato monstruoso, eles tem nomes: Abrãao, Jayme, Ruth, Isaac, Sonia, Sarah, Jacob, e tantos outros. Todos tinham tatuagens, não as que as pessoas usam hoje, feitas em estúdios, eles eram apenas e tão sómente números, lembro-me ainda que o número de uma das senhoras era 238976.




Por mais que eu possa pensar em maldade, o que judes, negros, ciganos e homosexuais sofreram vai além de qualquer imagem, ninguem era poupado, crianças, velhos, mulheres, todos eram torturados, mortos e submetidos a experiências médicas do famoso médico ( se assim pode ser chamado) Mengele.

No documentário que eu vi hoje, quando os americanos estavam chegando em Berlin, e viram o primeiro campo de prisioneiros, eles pararam estáticos diante de tanto horror, os prisioneiros não podiam mais falar, tinham sido arrancadas as cordas vocais, crianças pareciam robos, pois eram espancados com o cano do revolver na cabeça, para que o médico tivesse certeza quando era atingido seu sistema nervoso, outros tinham os olhos furados e tinta azul injetada, pois Hitler queria que todos tivessem olhos azuis, afinal ele queria uma "raça" pura.


Valas eram cavadas pelos próprios prisoneiros, e logo após eram enfileirados ao lado, e eram mortos, e caiam dentro da vala cavada por eles mesmos, e a crueldade maior, era uma bala para cada prisoneiro, se não morresse era enterrado vivo ainda. Existem relatos que durante vários

dias se ouviam os gemidos dessas pobres almas.


Todo tipo de doença existia nos campos de concentração, a grande peste da época era a febre tifóide, inclusive Anne Frank foi uma das vítimas em Auschwitz. Os sobreviventes pareciam mortos vivos, apenas a pele cobria-lhe os ossos, restos de seres humanos aos quais toda a dignidade lhe foi tirada. Ultrajados, humilhados, expostos a todo o tipo de sofrimento que aos nossos olhos é inimaginável. Mulheres grávidas tinham suas pernas amarradas, para que arrebentassem ao dar a luz, e quando as oficiais alemãs permitiam que as crianças nascessem,
a criança era atirada a cães famintos, que as estraçalhavam na hora.

Os galpões que eram usados para exterminar as pessoas com gás, tinham problemas de infra estrutura, o gás era fraco, não saia em quantidade sufuciente, era ineficaz, para sacrificar tantas vidas de uma só vez, até hoje existem as marcas de unhas arrancadas nas paredes, tão grande era o sofrimento das pessoas, pois demoravam muito para morrer.

O que eu não entendo, é como uma pessoa pode fazer com que quase o mundo inteiro a siga...que poder tinha Hitler, para induzir os soldados a executar tantas atrocidades. Ao longo da história tivemos vários "loucos" com esse poder.

Nero, Calígula, Napoleão, Hitler, Mussolini, Idi Amim, Reverendo Moon, e o atual Osama, homens que tem uma inteligencia acima do normal, pois tem o poder de manipular pessoas, para que façam exatamente o que eles querem. Imaginem se eles usasem esse poder de convencimento para o bem, que mundo maravilhoso nós teríamos,mas infelizmente hoje temos mais Osamas que Gandhis e Madres Terezas.

Espero que o mundo não se esqueça do holocausto, que todas essas vidas sacrificadas não tenham sido em vão, e que Deus permita que isso nunca mais volte a acontecer.

Deixo bem claro, que nada tenho contra a povo alemão, um louco não justifica uma nação, e Hitler nem alemão era, ele era austríaco, apenas estou narrando uma pequena parte da história que cresci ouvindo sempre entre lágrimas, de alguns sobreviventes do holocausto.

Irmãos judeus, negros, ciganos, homosexuais sejam de que etnia forem....Descansem paz....Shalom

Peço desculpas por ter abordado um tema tão delicado quanto esse, maiores desculpas ainda porque não sou jornalista, e não tenho experiencia para escrever sobre algo tão complexo, mas nem só de amor o mundo é feito, infelizmente.O dia em que se homenageia as vitímas do holocausto é 27 de janeiro....se alguem se lembrar...façam uma prece por tantas almas inocentes, que nem sabem porque sofreram tanto.


Marilú

38 comentários:

  1. oi amiga, que pena ter que lembrar essas coisas, más se faz necessário, né, bjus tere.

    ResponderExcluir
  2. Fez bem, Marilu, em evocar o holocausto.
    O mundo não deve esquecer, ou branquear como muitos pretendem, esse crime hediondo contra a Humanidade.
    É importante que as gerações mais jovens saibam o que foi o holocausto.
    Como foi possível o povo alemão seguir um psicopata, um assassino como Hitler!?
    Os povos não são todos iguais...
    Não creio, por exemplo, que um Hitler conseguisse mobilizar Brasileiros e Portugueses para um holocausto, ou mesmo para o apuramento da tal "raça pura"!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. É lúgubre e deprimente mas tem que ser lembrado...enfim guardadas as devidas proporções todo ato que gera violência, desamor e desrespeito ao direito de cada um cometido nos dias de hoje ,com o aval de pessoas "ditas" cultas e esclarecidas, se assemelha a um tipo de "holocausto" silencioso em que em nome de uma falsa inclusão social são gerados tantos "excludentes". Vivemos ainda em clima de constrangimento e opressão moral e social, em pequenas proporções , mas que se insinuam a cada dia.Desculpa mas , apesar das lágrimas que rolam com teu relato, só nos restar orar ...e muito! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga Marilu

    Excelente seu port em homenagem às vitimas do holocausto. Podemos ficar certos e conscientes que esse monstruoso terror existiu, pelos factos narrados que comprovam a sua existência.
    Felicito-a pela lembrança desta triste efeméride.

    Beijinhos

    Alvaro

    ResponderExcluir
  5. Uma parte terrivel da historia da humanidade...beijos de bom final de semana pra ti querida.

    ResponderExcluir
  6. Forte e tenso ... e ainda tem gente q tenta negar este momento odioso de nossa história recente ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Triste data a ser lembrada.Impressionantes imagens. beijios, lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  8. Pedir desculpas Marilu?!? Não podemos esquecer... NUNCA!!! Só quem conviveu, convive, teve seus familiares dizimados por essa "loucura" sente todos os dias. E não é interessante, amiga, como nossos amigos/leitores não gostam de comentar uma postagem, brilhante, assim? Fazem de conta que a vida é só poesia... Só gritam quando seus calos são apertados... Silêncio - não - dos inocentes!
    Estive recentemente na Holanda e visitei a casa/esconderijo de Anne Frank (sonho de infância realizado)confesso: tive uma crise de choro da alma!!!
    Beijuuss e PARABÉNS pela postagem!!!!

    ResponderExcluir
  9. Marilu

    A abordagem do assunto é pouco agradável, mas existiu e deve ser ser sempre mencionado, para evitar que venham a existir novos hitlerzinhos. Estão já a aparecer governantes a dizer que o holocauto nunca existiu. Recordo uma austriaca, Critiane, com quem brinquei. Esteve integrada num plano de ajuda, às crianças dos paises que estiveram subjugados ao nazismo.
    Dos meus livros fazem parte bastantes de tudo quando diga respeito à tragédia.
    Curiosamente, uns dias antes da revolução, em casa, à minha guada, este um do raros álbus com as fotos do nazis proeminentes. Algumas foram reproduzidas. Acredita que não sai da câmara (escura) fotográfica sem as trazer comigo.
    Eram pertença do chefe da da policia políca de Portugal, Major Silva País.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Minha querida amiga já fazia uns tempos que não nos víamos, mas seu blogue anda a viver uma tristeza muito forte.

    apenas vou deixar os meus beijinhos de luz e muita paz, solidária mas triste, a vida nos mostra coisas que jamais deveriam existir.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga excelente texto, um passado triste, doloroso, diria mesmo terrivelmente horroso, uma tragédia que é importante não deixar cair no esquecimento, para nos lembrarmos de como os homens são capazes de tanta atrocidade para com os seus semelhantes. Parabéns pelo post!
    Tenha um fim de semana pleno de paz e harmonia. Que Deus ilumine Hoje e Sempre o caminho de todos os seus filhos.
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Amiga, parabéns pela idéia de fazer essa homenagem. Esse foi, talvez, o fato mais vergonhoso de toda história da humanidade. E você escreveu muito bem, melhor que jornalista. Um beijão procê!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelo post Marilu.In menorian do meu pai agradeço profundamente. Imagine peace (John Lennon) sempre. Vamos orar, rezar para que coisas assim não voltem embora estejam sempre em voga em mensagens no cinema. Shalom!

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga, muito oportuno teu texto.
    Que não se repita nunca mais tamanha monstruosidade.
    Pois o ser humano parece que não aprende.
    Mas façamos dessa reflexão, uma lição para que nunca mais venha sobre nós e sobre este povo tamanha desgraça.
    Um abraço fraterno, bjs.

    ResponderExcluir
  15. Marilú
    O que mais doi, é que este MUNDO CÃO ainda não foi aniquilado!
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  16. Amiga Marilú, que o mundo nunca se esqueça do Holocausto, que Deus nunca mais permita que isso aconteça novamente, e que os homens tenham bom senso para não fazer tantas maldades contra seus irmãos. Texto e fotos que retratam de forma brilhante essa carnificina. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Conheci muito bem essas pessoas a quem você se refere no texto, e ainda guardo na memória o rosto de cada uma delas quando falavam a respeito dos campos de concentração. Mesmo depois de tantos anos passados, o horror ainda estava lá estampado. Não devemos esquecer nunca esse massacre que levou a vida de milhões de inocentes. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Ei querida!
    Fiquei muito tocada com essa postagem, ver falar desses detalhes tocam profundamente a minha alma, o holocausto foi algo desumano, cruel! Mas acho que Hitler não era o único louco, existiam mais alguns que tinham a maldade contigo e encontrou em Hitler, a parceria perfeita!
    Oremos pelas pobres almas dizimadas!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  19. Marilú, não tem que pedir desculpas, o texto está muito bem escrito e merece só elogios. Esse fato deve ser sempre lembrado, para que nunca mais tenhamos tamanhas atrocidades contra inocentes. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Até onde a loucura e a maldade de uma só pessoa, pode provocar a morte de milhões de inocentes. E o pior de tudo, ter sempre pessoas que seguem e obedecem esses loucos. Que Deus não permita que nunca mais ocorra outro holocausto. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Amiga, você foi longe na sua abordagem. Gostei, viu? - Holocausto, não tem como esquecer. É um fato inesquecível no mundo.

    E não peça desculpas!
    Já elevei minhas preces a todos eles, neste exato momento.

    Um beijo e parabéns.

    ResponderExcluir
  22. DENTRE AS PORRADAS QUE A VIDA ME CONCEDEU,A PRIMEIRA,FOI O CONTEÚDO DO QUE NARRASTES EM POST ESSE,EMBORA O MENORAH,NÃO TENHA A HONRA DE PORTAR,JUDEU,COMO SE FOSSE,SOY,COM DA VIDA,HONRAS TODAS!BELO,BELO,BELO ,ETERNO E HISTÓRICO,POST ESSE!
    MAS TE DIGO:LIBÉLULO NUESTRO,A SOLIDARIEDADE É!MISSION NUESTRA,NUN EST VERDAD???????????????
    MAS...........PERCEBA............TRINTA E OITO,MAIS DOZE,MAIS DEZESSEIS,ALMAS VIVENTES ESSAS,QUE DESENCARNARAM EM FATALID EST,EM SERRAS DEL RIO SNIF AI DIÓS,UMA LEGIÃO DE MUERTOS,E ABAFADOS ESTARÃO E SEMPRE SERÃO,COMO SE NUNCA TIVEVESSEM SIDO,DESSA DICOTOMIA NARRADA,MINHA AMADA IRMÃ PERDI TRINTA E OITO AMIGOS FAMÍLIAS ,COMO A TUA,DOZE CRIANÇAS QUE COM MINHA NETA ESTAVM EM FAZENDA EM ITAIPAVA,SOB PRESSÃO AI MEU DEUS MOTORISTA SOB CONCORDANCIA DE NETA MINHA,BUSCOU E A TROUXE,DOZE HORAS APÓS TODOS TODOS DE DICOTOMIA ESSA AI DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    MORRERAM
    EM FRANGALHOS ,ASSIM ME PREPARANDO PARA A PRIMEIRA DE CIRURGIAS DE ALTAS COMPLEXIDADES MINHAS,NO DIA OITO DE FEVEREIRO,A PRIMEIRA,PARA TENTAR RETORNAR ME FAZER A ANDAR,TE DIGO,DE JOELHOS:
    SE ......TODOSFOSSEM.............IGUAIS ..............A VOCE...............QUE ALEGRIAAAAAAAAAAAAAA,VIVERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
    CHORO CHORO E CHORO EM PRANTO ESSE EM OMBRO TUO SENHORA AMADÉRRIMA AMIGA E MADRINHA,TU ÉS PETRAS,DE PETRUS PEDRO ,FILHA!
    OBRIGADO PELA TERNURA ,CONTIDA E INCONTIDA,UNO SOMOS E SEMPRE SEREMOS!

    TUA BENÇÃO,
    E MEUS AGRADECIMENTOS ASSIM COMO DE REGINA ESPOSA ,MÃE,E TUDO MAIS ,MIO!
    BEIJO MÃOS TUAS,
    SENHORA MADRINHA,IRMÃ,E AMIGA NUESTRA!

    VIVA LA VIE

    ResponderExcluir
  23. ME PERDOE O PRANTO,O BRADO BERRO,DE DE PERNAS DE BARRO,CLAMO CHORO E DE DESESPERO E INCOFORMIDADE,TE DIGO:
    SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    FOI MUI FORTE PARA MIM,MINHA IRMÃ


    ME ABENÇOE

    RIKA

    ResponderExcluir
  24. NÃO CONSIGO DE CHORAR PARAR,MINHA IRMÃ

    PERDOE-ME

    ISSO ISSO ISSO ISSO TUDO

    ResponderExcluir
  25. Olá Marilu!
    Muito tenho lido sobre o Holocausto, e chego sempre a esta triste conclusão, que o ser humano é uma besta autentica, quando injectado com o ódio faz as piores barbaridades.
    Nunca é demais lembrar.

    Um bom fim de semana,
    beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  26. Maravilhosa sua homenagem amiga. Relatou essa tristeza com emoção e verdade. Conheci também uma vítima quando eu era criança,mas,não entendia,só sentia que ela era marcada e diferente.Infelizmente a humanidade carregará essa marca para sempre.É inacreditável e sempre nos chocará e levará as lágrimas tamanha atrocidade.
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  27. Um sabado cheio de paz e carinho pra ti querida...beijos e beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  28. Marilu, transmissão de pensamentos agorinha mesmo entre nós as duas... :)))

    dor que não vai morrer nunca, este flagelo da 2ª guerra... SHALOM
    é assunto que me dói, que me incomóda, que mexe comigo desde criancinha
    foram as minhas primeiras leituras em pré adolescencia, "roubadas" à biblioteca da minha madrinha que fingia não ver...

    abraços querida, bom fim de semana
    perdoa-me as ausências por favor :)

    ResponderExcluir
  29. Um belissimo sabado pra ti querida amiga...beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oi Marilu...seu post foi muito bem lembrado!

    Tenha um final de semana abençoado!


    bjo e meu carinho sempre!


    Zil

    ResponderExcluir
  31. Oi Marilu

    Que post forte! Muito forte mesmo. Pra gente refletir e lembrar desse sofrimento todo. Dessa tristeza que foi o holocausto. Dessa bárbarie que foi aquilo. Isso é pra gente nunca mais esquecer. Cada bárbarie cometida pela humanidade diminui a nós todos. Muito triste. Horrível demais.

    Beijo, bom fim de semana

    Carla

    ResponderExcluir
  32. Tem um selo lá no meu blog pra você. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Querida amiga Marilú
    Nunca é demais lembrar este tema que retrata talvez o mais negro período da História da humanidade.
    Foi um verdadeiro horror de atentados contra o Homem, em todos os sentidos.
    Nos anos 80 li tudo quanto se escreveu sobre a 2ª.guerra mundial. Tenho um livro, impressionante ao máximo, que descreve as horrorosas experiências realizadas nos campos de concentração, que custa um bocado a ler, de tal modo horroriza quam lê. Chama-se « Os médicos malditos ». É horrível.

    Não tem que pedir desculpa de apresentar este tema. É muito triste, sem dúvida, mas é bom que o mundo não esqueça, para que não voltem a cometer-se tais atrocidades.

    Votos de bom domingo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Uma belissima semana pra ti querida amiga,,,poesia e muita paz...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  35. AQUI POUSEI PARA BRAÇADAS DE GIRASSOIS TE OFERECER,JÁ POST ESSE,LIDO TINHA,RELI E AMEI,REDAÇÃO E BASEAMENTO HISTÓRICO E VERÍDICO,A MAIOR TRAGÉDIA DA HUMANIDADE!
    AGRADEÇO TERNURA E SOLIDARIEDADE TUA,ASSIM COMO BENÇÃO TUA Á MELISSSSSSSSSSS!

    DEUS TE ABENÇOE

    VIVA LA VIE

    ResponderExcluir
  36. Marilú: Fizeste muito postares essa homenagem aos horrores do Nazismo da segunda guerra mundial isso foi a maior vergonha de todos os tempos.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir