Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2010

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno.....

Coliseu - Roma - Itália

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetónico. Originalmente capaz de albergar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno". Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.

Cristo Redentor - Rio de Janeiro - Brasil

O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do catolicismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo.



Taj Mahal - Índia

O Taj Mahal (em hindi ताज महल, persa تاج محل) é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.
A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens,trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumtuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Machu Picchu - Perú

Machu Picchu (em Portugal também denominado de Machu Pichu), em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.
A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a histórica inca, tudo planejado para a passagem do deus sol.



A Grande muralha da China Muralha começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Embora Dinastia Chin não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra ligados por argamassa feita de barro e pasta de farinha de arroz com cal hidratada. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão à época, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte
Com a morte do imperador Qin Shihuang, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han ao poder, por volta de 206 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as atuais feições e uma extensão de cerca de sete mil quilômetros, estendendo-se de Shanghai, a leste, a Jiayu, a oeste, atravessando quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).
A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.

Petra - Jordânia

Petra (do grego πέτρα, petra; árabe: البتراء, al-Bitrā) é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.
A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom. A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas, mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo império persa. Importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco (Síria) durante o século VI a.C., Edom foi colonizada pelos Nabateus (uma das tribos árabes), o que forçou os Edomitas a mudarem-se para o sul da Palestina.

Chichén Itza - México

Chichén Itzá (do iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha) é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988.
Chichen Itzá ganhou proeminência regional em aproximadamente 600 a.C., mas foi no final dos século clássico que tornou-se um grande centro político regional. A ascensão de Chichen Itzá está relacionada ao declínio de outros centros regionais das planícies do sul de Iucatã, como, por exemplo, Tikal.



Marilú

41 comentários:

  1. Amiga, sobre Chichen Itzá, há teorias e mais teorias, sobre a vinda de deuses à terra.
    Especulações ou não, o livro Eram os deuses astronautas do Eric von Daniken, foi um fenômeno ao tratar da questão dessas pirâmides.

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse post, Marilu!!!
    Beijos na alma e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  3. Marilú

    Ter estes textos à mão de ler é interessante. Repitula-se uma coisa e aprende-se de outras. Dá que pensar, em tempos tão remotos como já havia tanta preparação técnica. Mão de obra, constata-se que havia muita, por um custo irrisório, só assim foi possível levar a efeito tão grandiosas construções. Sem desdouro para o Cristo Redentor do Rio, fico vidrado pelo Taj Mahal e pelo que representa. Ainda como é gerido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Marilu, eu adoraria conhecer algumas dessas maravilhas, principalmente as contruídas pelos Incas, Maias, que tem uma energia poderosa,pois tem conexão direta com civilizações de fora desse planeta.
    Beijos de Luz pra você e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  5. Lendo e aprendendo...muito boa a partilha Marilú....Tenha vc um bom dia.

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber tudo isso que descreveu com tanto capricho aqui. Adoraria conhecer todos. Puxa vida,deve até arrepiar né! Como podiam construir coisas assim sem nenhuma tecnologia? Mistérios...Adorei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Marilu
    Adorei os posts, tanto as antigas quanto as modernas, são realmente dignas do título de maravilha.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amiga! Adorei o post, saio daqui mais enriquecida de cultura e saber. Bjs lindona.

    ResponderExcluir
  9. LINDO POST..... O OUTRO TAMBÉM....O NOVO E O ANTIGO......CONTINUAM A SER MARAVILHAS ACHO QUE ESTA PALAVRA PARA ESTAS OBRAS JAMAIS DEIXARÁ DE EXISTIR MESMO QUE UM LOUCO QUEIRA EXPLODIR FICARÃO PARA SEMPRE NA CATEGORIA DE MARAVILHAS DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  10. Marilu ,

    agradeço e retribuo votos de óptima semana .

    Beijo grande ,
    Maria

    ResponderExcluir
  11. Marilú, que lindo post, esse completou o anterior, agora temos o antigo e o moderno. Boa semana para você . Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lindos monumentos que devem ser preservados pela humanidade, pois são seu patrimonio, espero que esses sejam conservados e não virem apenas uma foto como as maravilhas antigas. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Querida Marilú, fotos lindíssimas e explicações detalhadas de cada uma delas, a humanidade tem que saber que somos donos dessas maravilhas. Lindo. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Marilu

    Post soberbamente importante! Gostei destes novos conhecimentos adquiridos aqui e agora convosco!

    Estejas bem agora e sempre!

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga, o mundo é uma maravilha, é uma pena que os seres humanos não o tratem assim. Mas essas sete novas maravilhas merecem esse título, pois são construções incríveis.Esperamos que as tratem como merecem. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, moça
    Boa noite!
    Sou amiga de Abraão e estou adorando visitar blogs como o seu...

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  17. Sim lugares maravilhosos, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  18. Oi minha amada amiga.
    Tive que ler a postagem anterior, depois esta.
    Nossa, amei por demais, super interessante, além de narrar de forma esclarecedora, amei as imagens...estás de parabéns viu?

    Obrigada por todo carinho para comigo.
    Amei falar contigo ao telefone.
    Beijos enormes no teu coração.
    Gosto muito de você.

    ResponderExcluir
  19. Fantástico amiga, saber é uma coisa, conhecer detalhes é outra kkkkk agaro conheço com sentimento! Parabéns! Adorei!!! Amiga perdoe-me a demora, mas logo vou está mais aqui, moras no meu coração!!! Obrigada pelo teu carinho sempre! Bjs na tua alma

    ResponderExcluir
  20. Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.

    William Shakespeare

    Bom dia e carinho meu!....M@ria!

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente minha amiga,,,aqui vai uma opinião pessoal,,,somente pessoal e nada a ver com religião, o Cristo Redentro tá longe de ser uma das maravilhas do mundo...rs.rs..não sei de onde eles tiraram isso, qual foi o criterio usado,,,as outras, normalmente antiguidades,,,coisas bem marcantes pra vida historica do mundo,,,,acho que até nessa pagamos mico...rs..rs...rs....não sei se voce conhece aqui em BH uma coisa que eles chamam de obra tambem,,,,um Pirulito que fica bem no meio de uma avenida principal,,,olha,,,o treco é feio,,,,seria a mesma coisa...rs..rs....beijos de bom dia...mas é só minha opinião...rs..rs..

    ResponderExcluir
  22. Uma maravilha de postagem.

    Obrigada pela sua presença mesmo qdo estive ausente daqui, é por ai que vemos quem realmente são nossos amigos.

    Um excelente feriado pra vc amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  23. Lindas e a que mais fala pra mim é o Cristo do Corcovado e depois, Coliseu,em Roma que adoro!beijos,chica

    ResponderExcluir
  24. Maravilhas que o Homem faz para contrapor aos desastres que também faz.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Admirando as maravilhas do mundo....

    boa noite Marilu...

    bjo!

    Zil

    ResponderExcluir
  26. Boa noite minha amiga.
    Venho deixar um abraço, e desejar tudo de bom e que tenhas uma noite abençoada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Amiga, você acredita que já fui tantas vezes ao Rio e não conheço o Cristo Redentor? - Um dia conhecerei.

    Beijos e obrigada pelo carinho deixado no meu blog, a sua preocupação!

    ResponderExcluir
  28. oi marilu, vim rever estas maravilhas...
    e deixar meu abraço com bjos.

    ResponderExcluir
  29. Conhecer e aprender..Cultura caminha de mãos dadas com as informações, logo aplausos para sua excelente forma de nos revitalizar com este conteúdo . Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  30. Marilu querida
    Eu escrevi um comentário sobre esse post, mas acho que na hora de enviar eu fiz algo errado e nao chegou..rsrsrsrs.. Mas esse post ficou perfeito porque nos mostrou coisas que acho que muitos de nós não sabia e ver essa arquitetura antiga enche os olhos né?
    Bjs carinhosos pra voce
    Márcia

    ResponderExcluir
  31. Beijo carinhoso de otima quarta feira pra ti querida amiga.

    ResponderExcluir
  32. "Eu sou aquela mulher que fez a escalada
    da montanha da vida removendo pedras e
    plantando flores"

    (Cora Coralina)

    Lindo amanhecer! Beijos....M@ria

    ResponderExcluir
  33. Olá minha querida amiga Marilu,é bom ler estes textos magnificos,e que lindas paisagens,adorava conhecer alguns monumentos que aqui partilhas connosco.
    quem sabe um dia ainda vou ao rio de janeiro..os meus maiores amigos do blog sam brasileiros,eu gostaria de conhecer pricipalmente a minha amiga Marilu
    Beijinho com muito carinho

    Sãozita

    ResponderExcluir
  34. Uma das maravilhas do mundo, para mim são as almas lindas e cheias de amor que tenho encontrado ao longo do meu caminho.
    Para você minha maravilhosa amiga, como está chegando o tempo das chuvas te deixo em teu regaço uma grande chuva de beijos de luz e paz.

    ResponderExcluir
  35. Marilu
    Obrigada pela visita e por me seguir. Um ótimo final de semana pra você também. Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Oi Marilu...

    Que post interessante....de muito conhecimento...adorei....

    Gosto de saber sobre a história ...tõ me deliciando com seus posts...

    bjo!

    Zil

    ResponderExcluir
  37. Eu confesso!!!

    Tenho Uma queda gigantesca pelo Taj Mahal...
    Ah Marilu, sou uma romantica incorrigível, não vou achar a coisa mais linda do mundo essa demonstração de amor????
    É lindo e choro só de ver... Quanto as demais são sem duvida nenhuma grandes maravilhas.
    Mas essa demonstração de amor *emocionei*


    Ps: Que tal escrever sobre Veneza? linda e romantica, dizem que está se afundando cada vez mais. Deus queira que der tempo eu ir visita-la...

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir